Sr.Fato | Quando e onde devemos usar o fato?

onde devemos usar o fato

Boas rapazes, sei que vão duvidar do que vou escrever agora, mas tenho a certeza que não se vão zangar comigo! O Sr.Fato não usa fato todos os dias! Sim, é verdade, não é necessário andar sempre com o fato vestido e claro que cada ocasião pede um look diferente e perante isso o cavalheiro deve adaptar-se.

Mas quando devemos usar o fato?

Em primeiro lugar, deixem-me explicar o que é um fato, pois algumas pessoas pensam um blazer já conta como tal. A expressão “fato” aplica-se ao uso de um casaco e calças do mesmo tecido, cor e textura, o fato é um conjunto, que só quando é usado dessa forma ganha essa expressão.

Um só fato, quando é bem escolhido, poderá servir para diversas ocasiões e acreditem se fossem todas no mesmo dia estavam safos!

1 – Dia a Dia

Passamos a maior parte dos nossos dias, enquanto adultos, a trabalhar e a importância que damos a certos momentos desses dias às vezes, pedem o uso de um fato.

Há trabalhos em que não é necessário o seu uso e nesses casos é dever do cavalheiro não o vestir. Há que saber avaliar cada situação, existe uma escala da formalidade , que deve ser cumprida.

Quando o emprego assim o exigir, devemos ter em atenção que em entrevistas, reuniões, formações e outros momentos de um certo grau de importância, o uso do fato é sempre o mais aceitável!

2 – Refeições

A hora da refeição é sagrada e há refeições que um fato torna tudo diferente. Esta forma de vestir, ao longo dos tempos, tornou-se especial e sempre que usamos um fato sabemos que o momento nos ficará guardado na memória, a não ser que o vistam todos os dias!

Almoços de trabalho, são óptimos para percebermos com quem estamos a lidar, é à mesa que muitas das boas maneiras são postas à prova! Num jantar romântico, o fato será o vosso melhor amigo para criar aquele clima mais parecido com um filme de Hollywood, mas não exagerem, se nunca usam um fato, só parecerá ridículo!

Almoços e jantares com amigos, também pode ser uma boa ocasião para vestir um fato, mesmo que não usemos gravata, sempre será uma demonstração de especial atenção com a ocasião e com as pessoas que gostamos.

3 – Cerimónias

Eis o momento em que o fato é rei! A maior parte dos homens se vestir uma única vez um fato na sua vida é por estas ocasiões.

Os Casamentos e baptizados, são assim, os momentos, por excelência, em que, um fato é o mínimo que se pede como dresscode!

Sendo cerimónias religiosas, em grande parte, o traje formal, pode ser escolhido como dresscode oficial e aí, meus meninos, vão ter de deixar o vosso fato bem guardado e dar lugar ao fraque ou ao smoking.

Há um caso particular que não é, de todo, agradável, mas que merece de nós cavalheiros uma especial atenção, um funeral e não estou a falar do velório!

No funeral é motivo suficiente para usar um fato, preto ou simplesmente o mais escuro que tiverem, a gravata será sempre negra, tal como restantes acessórios.

Por ultimo, quero vos dizer que usar um fato não é uma obrigação, nem muito menos uma indumentaria de gente mais velha. Com um fato vestido ficamos sempre com um visual mais cuidado, mais atraente, profissional e deveras espacial. Não confundam um fato com o blazer desportivo, a gravata, a camisa e umas calças chino, um fato é um traje completo e não é para ser usado só porque sim!

Para mais dicas sigam @senhorfato no instagram.