SR.FATO – Calças de flanela, podem não reinar, mas não podem faltar! 

Boas Rapazes! Todos nós sabemos que quem reina no nosso guarda roupa clássico são os fatos, mas também é normal que não os vistam todos os dias. A formalidade de um fato não nos permite estar tão confortáveis num ambiente mais informal, por isso, procuramos substituir esse fato por um casaco desportivo com camisa de botão no colarinho, uma sweater e umas calças de flanela.

Esta ultima peça de roupa, as calças de flanela, são um fenómeno importante no guarda roupa masculino. Primeiramente foi utilizada nas calças de verão, mas em finais dos anos 30 era uma peça de eleição, para usar o ano inteiro. A sua cor cinza, pode variar dos claros até aos cinzas mais escuros e são perfeitas para usar com qualquer casaco desportivo.

Diz Bernhardt Roetzel no seu livro O Gentleman, “ Se por alguma razão misteriosa, desapareçessem todas as calças cinzentas de flanela e semelhantes de um dia para o outro, surgiria em pouco tempo um fenómeno interessante: ninguém compraria casacos desportivos…”, não podia concordar mais, pois não existe melhor combinação que esta para alguém que quer manter a sua toilette com um certo nível de elegância mas sem ter de recorrer a tecidos demasiado delicados e combinações mais formais como um fato azul escuro ou um cinza, geralmente utilizados para trabalhar.

Sou suspeito confesso, gosto bastante de ter no meu roupeiro dois pares destas calças, de tons diferentes para poder conjugar com diferentes casacos, isto faz com que fique com um leque maior de escolhas.

Mesmo que não as encontrem num pronto a vestir das lojas da moda, pois nem sempre são a tendência do ano, as calças de flanela nunca falham com a sua presença numa loja de roupa clássica e se tiverem oportunidade, aconselho a procurarem um atelier que as faça por medida.

Se me disserem que isto é roupa de velho, então meus caros amigos devo dizer-vos que por mais voltas que derem ao sol, um dia irão ter umas calças assim, tenho quase a certeza! Isto porque, duvidar da importância desta peça de roupa numa coleção de guarda roupa clássico masculino é o mesmo que não saber que um fato é um casaco e calças do mesmo tecido, cor e padrão! Tão simples quanto isso.

Sigam @senhorfato no instagram para conhecerem mais do mundo #menswear