Sr.Fato –  Fraque, meio-fraque, mini-fraque? Em que ficamos?

Boas rapazes! Acho sempre urgente falar sobre casamentos e como nos devemos vestir quando somos noivos ou convidados para estes eventos. As regras são claras, mas ao que parece ainda assistimos a muita falta de conhecimento por parte dos cavalheiros portugueses, por essa razão, cá estou eu, o vosso amigo Sr. Fato que está a par de todas estas regras de dresscode e que nunca se importa de voltar a falar sobre o assunto! Antes de continuar apenas a falar sobre o fraque, deixo-vos apenas a regra básica, de manhã o dresscode é fraque, de noite é smoking. Agora sim, sabendo a regra, vamos à grande questão que acho urgente esclarecer! Eu sei que sempre disseram que aos homens pequenos não lhes fica bem o fraque, que as abas são sempre grandes e que a consequência desse pormenor é as abas demasiado curtas e um desastre enorme na maior parte dos fraques!

A solução que muitos procuram é o meio-fraque ou como muitos chamam…mini-fraque, pois bem, agarrarem-se a algo estável porque tenho más notícias… o meio/mini fraque não existe! Ups… eu sei, é meio escândalo, mas é a verdade.

O meio-fraque (chamado assim pelos brasileiros) é o Stroller Suit que muitos ingleses usavam como substituto da formalidade do fraque. Esta alternativa é um fraque tradicional, de calça de risca branca e preta, colete bege, creme ou cinza, mas em vez de se utilizar a casaca com as abas longas, é usado um casaco de fato preto e não aquele “monstruoso erro” que vos venderam das abas curtas!

O Stroller é então indicado para quem gosta de usar o traje de cerimónia matinal mas sem a formalidade que as abas longas trazem! É mais versátil e uma inspiração para os fatos com colete de contraste muitas vezes usados pelos noivos de hoje em dia! O Stroller é também uma boa opção para usar em eventos em que o cavalheiro sentir que deve ser protocolar sem que os demais sigam esse dresscode rígido do traje matinal.

As abas tradicionais da casaca de um fraque devem ficar a cair sobre a traseira do nosso joelho, é possível ajustar uns centímetros de forma a que seja mais proporcional ao nosso tamanho e é ai que reside a tal dúvida dos homens baixos e que fica resolvida com apenas esta alteração, mas é uma pequena alteração e não um corte quase total das abas. Se for feito por medida, o alfaiate já irá contar com esse comprimento e por essa razão o fraque irá ficar no sitio correto e totalmente proporcional.

Não esquecer também que não existe possibilidade de cortar umas abas de uma casaca de fraque para que este seja usado como casaco de fato! Uma casaca é apenas uma casaca e não é possível devido ao seu molde, fazer essa alteração. Se alguém vos prometer fazer essa operação,  duvidem sempre porque não é correto!

Espero que esta chamada de atenção vos faça perceber que não estão a ser mais “modernos” ou “estilosos”, que abas longas são para velhos… um fraque é um traje formal que tem regras e se as quebram com invenções, só vão conseguir um resultado, o estar mal vestidos e com um atestado de falta de conhecimento.

Se vão casar de fraque e querem deixar um legado para as seguintes gerações, não se esqueçam que o meio/mini fraque não existe!

Sigam @senhorfato no instagram.