A&D | Casa Sentosa

O Projeto de design interior da Casa Sentosa procurou equilibrar a materialidade e as proporções numa casa, intervindo cirurgicamente em cada canto. Com especial e cautelosa atenção aos detalhes, o Studio MK27 refrescou volumes e atmosferas ajustando alinhamentos, abrindo paredes, baixando alturas de tetos, eliminando escadas e estendendo superfícies do interior para o exterior.

Na sala de estar, as janelas atingem 6 metros de altura de vidro, criando um diálogo aberto e poético entre os espaços internos e o paisagismo.

No pátio interior, uma floresta de bambu filtra a luz solar. Entre os dois lados do vidro, uma estante de madeira de nogueira ergue-se majestosamente na sala de estar. A madeira de nogueira também envolve todas as paredes internas, dando calor aos espaços, enquanto os tetos também têm ripas de madeira com acabamento. Quanto ao pavimento, foi tudo feito em pedra basaltina, reforçando a continuidade entre os espaços.

Esta paleta de sombras mais escura é pontuada por elementos mais brilhantes como tapeçaria, tecidos e mobiliário, bem como pelo projeto de iluminação discreta. Como é habitual nos projetos do Studio MK27, a decoração é uma mistura de peças contemporâneas e vintage. Inclui grandes designers de meados do século como George Nakashima – que desenhou um banco de máscaras para esta casa – Vladimir Kagan, Ib Kofod, Finn Julhl, Ico Parigi e Noguchi… Assim como peças atuais desenhadas por Dordoni, Paola Lenti e Piero Lissoni. Os tapetes, da marca alemã Jan Kath, são personalizados para cada sala.

Os espaços contam também com algumas peças e obras de arte especiais, como os três lustres de Carlo Scarpa para Venini pendurados sobre a escadaria principal, a escultura dourada do artista brasileiro Artur Lescher e a grande fotografia de Cássio Vasconcellos como cenário para a sala de jantar.

Imaginam-se a viver numa casa cheia de arte e personalidade? Deixem os vossos comentários ao fundo.