Sr.Fato – Sapatos Goodyear

Boas rapazes, tenho quase a certeza de que, se são seguidores dos Bons Rapazes, já ouviram falar de Charles Goodyear o inventor dos muito famosos pneus Goodyear. E se vos disser que o filho, deste senhor, também criou algo incrível mas no mundo dos sapatos? Pois é, até ao século XIX a construção de sapatos que hoje conhecemos como Goodyear era feita à mão mas, como tudo na vida, existe sempre a necessidade de produção em massa e Charles Goodyear Jr., o filho do inventor dos Pneus, inventa a maquina que torna a melhor construção de sapatos possível e mais barata para a venda ao público.

O que é a construção Goodyear Welt?

Os sapatos têm sempre uma sola interior e uma sola exterior que são cosidas entre si e fazem com que os sapatos sejam uma peça boa para usar no dia a dia, mas a diferença é que uma construção goodyear acrescenta, conforto  através da pasta de cortiça e durabilidade porque a pele do sapato é cosida à sola interior formando uma só peça a que é acrescentado uma tira de couro exterior o “welt” à qual é cosida a sola exterior.

Vantagens do Goodyear

O sapato sendo construído desta forma, deve ser visto por camadas, a sola interior é cosida à pele e ao “Welt” e tornam o sapato impermeável, a pasta de cortiça faz o efeito de impressão digital, o que confere máximo conforto e também torna o sapato térmico, tanto para o frio como para o calor. O facto de ser cosido 2 vezes, leva a que, com o desgaste do uso, se possa trocar a sola e nunca danificamos a forma do sapato, este mantém-se totalmente intacto pois a sola exterior é cosida à tal tira que rodeia o sapato.

Anatomia do Goodyear

1- Pele exterior do sapato

Pode ser de diversos materiais, sendo os melhores Calf os Franceses!

2- Sola Interior

Esta deve ser sempre confortável e pode até ser acrescentada uma palmilha.

3- Pasta de Cortiça

Isolante para as mudanças de temperatura e conforto extra.

4- Sola Exterior

Pode ser couro ou de borracha, sendo as melhores solas as Dainite!

5- Tira de couro Sola interior

Esta tira faz parte da sola interior e é onde se cose a pele exterior como podem ver na linha encarnada.

6 -Welt

Esta é a parte diferenciadora da construção goodyear! A costura da sola exterior ao welt faz com que o sapato fique mais duradouro e possa ser restaurado sempre que necessário.

7- Pele que reveste o interior do sapato

Sigam @senhorfato no Instagram!