Sr. Fato – Belas e monstros ou belas e cavalheiros? Cada um sabe de si!

Boas Rapazes, desde que comecei a minha jornada enquanto Sr.Fato que muito se tem falado em atitudes horrendas de homens para com as senhoras, muitos casos de violência e que terminam, grande parte das vezes, com morte.

Sei que muitos dizem que os tempos mudaram, há coisas que já não fazem sentido, sim é verdade, mas o certo é que no que toca à boa educação e à forma como se tratava próximo, sobretudo as senhoras, um cavalheiro antigo tinha as suas normas muito bem definidas.

A minha publicação de hoje vai ao encontro de uma época diferente mas que nos faz pensar se todos estes pequenos detalhes não fariam a diferença na forma como olhamos para outro ser humano.

Regras básicas de um cavalheiro à antiga

1- As senhoras que estão sentadas nunca se levantam para ser cumprimentadas, um cavalheiro é que vai ao seu encontro. Caso seja uma senhora a cumprimentar outra senhora que seja mais velha ou esteja gravida esta deve levantar-se.

2- Um homem levanta-se sempre para ser cumprimentado, mesmo quando é para cumprimentar outro homem.

3- Quando chegamos perto de uma mesa, não se cumprimenta cada pessoa individualmente, basta acenar com a cabeça em modo de saudação geral. Dirigindo algumas palavras simpáticas.

4- Apresentar sempre com primeiro e ultimo nome ou com apelidos compostos, se for o caso, não é necessário fazê-lo se for uma pessoa, famosa, conhecida ou homenageada, nesse caso basta apenas apresentar da forma como já é habitualmente conhecida.

5- Se estamos a apresentar alguém, que só nós conhecemos, devemos apresentar sempre do mais novo para o mais velho.

6- Caso estejamos a ser apresentados, devemos dizer “muito gosto”, “ bom dia, boa tarde ou boa noite” ou “como está” mas nunca “muito prazer”. Todas as outras expressões são mais elegantes.

7- Cumprimentar uma senhora com um beijo na mão tem as suas regras. Nunca tocar com os lábios na mão, mas simplesmente simular que se beija é a forma correta de o fazer.  Só acontece este gesto se a senhora esticar a mão e demonstrar querer ser cumprimentada dessa forma.

7- Óculos escuros, devem ser sempre retirados para cumprimentar alguém.

8- Quando chegamos perto de um grupo, em que conhecemos uma ou duas pessoas, devemos cumprimentar todas as outras mesmo não conhecendo. Saudar todos ou de forma mais individual é uma maneira simpática de nos apresentarmos, mesmo que ninguém faça as honras…fazemos nós!

9- Sempre que, à mesa, uma senhora se levante, os homens mais próximos devem levantar-se. Este é um gesto de respeito.

10- Numa refeição devemos ceder sempre o melhor lugar às senhoras, com a melhor vista por exemplo.

11- O Cavalheiro, segue o ritmo da senhora que acompanha, por exemplo numa refeição, nunca cruza os talheres primeiro.

12- Ao caminhar por um passeio, as senhoras ficam sempre do lado interno e os senhores do lado da estrada, como sinal de proteção.

Podíamos escrever uma lista quase infinita de gestos mais delicados e elegantes para demonstrar respeito mútuo entre, homens e mulheres, desde abrir portas, carregar sacos, esperar que as senhoras entre em suas casas ou carros, ajudar a descer de sítios altos, vestir e despir casacos, mas tudo isto deveria ser senso comum, atos totalmente inatos por parte de todos nós.

 

Esta forma de estar, é vista como “em vias de extinção” por muitos, mas também praticada por outros tantos e espero que possa inspirar muitos mais, de forma a que fiquemos cada vez mais longe dos casos violentos que falei no inicio da publicação.

Sejam cavalheiros, não têm de cumprir todas estas regras ao detalhe, mas se no geral cumprem grande parte então a vossa caminhada por aqui é boa e cheia de boas intenções.

O cavalheirismo resulta e aprende-se! Sejam bons rapazes!