SR.FATO – Como sei se as minhas calças são de qualidade?

SR.FATO – Como sei se as minhas calças são de qualidade?

Boas Rapazes, se vos colocar umas calças de qualidade superior ou de qualidade inferior na mão sabem me dizer quais são as boas e as piores?

Um dos meus grandes objetivos é, que vocês enquanto cavalheiros que gostam de andar bem vestidos, saibam valorizar a boa confecção de roupa, que quando vão comprar um fato, uma camisa, umas calças ou sapatos, saibam que não é só o preço que importa, mas sim tudo aquilo que compõe a peça que vamos vestir.

O tema de hoje são as calças! Já sei que me vão dizer que o que mais importa é a composição do tecido e sim, em parte dou-vos toda a razão, um 100% algodão, 100% lã e outros tantos, são tecidos que pela sua naturalidade, são um indicador de que estamos a comprar uma boa peça, mas não é só o tecido que importa, mas também a sua construção.

Viramos as calças do avesso, como dá para ver na ilustração e vamos analisar a peça que temos connosco.

O cós das calças, a barra superior que fica na cinta, deve ser forrada com um tecido resistente, devem também reparar se este forro é dividido ao meio, se for é porque a calça é pensada para durar, isto porque uma costureira poderá facilmente abrir o forro e alargar ou apertar sem grande esforço.

Os bolsos devem ser também de um tecido muito resistente de forma a não romperem com os objetos que lá vamos colocar, notem se estes são cosidos com pontos muito finos, um detalhe importante!

Umas calças de qualidade máxima são forradas até ao joelho, como podem ver na ilustração em azul. Alguns ingleses gostam de deixar as suas calças, mesmo as de tweed mais grosso sem este forro, dizem que é um luxo e sinal de pouca virilidade, eu cá acho um perfeito disparate! Uma boa calça é forrada até ao joelho o que a torna mais confortável e ajuda a proteger o tecido das calças.

Por último é importante que notem se as vossas calças têm um debrum na bainha! Este é também chamado de “guarda lamas” e deve estar sempre um milímetro de fora, para proteger o tecido das calças do desgaste ao andar por cima do sapato. Um guarda lamas colocado apenas por dentro da bainha sem estar saído, de nada serve, notem este detalhe!

Olhos bem abertos cavalheiros, valorizem as peças que vestem, porque nós cavalheiros temos sempre de andar bem vestidos e não vestidos com o que há mais caro!

Sigam @senhorfato no Instagram!