Sr. Fato – A escolha do fato do noivo!

Boas Rapazes! Infelizmente, a meu ver, os anos vão passando e cada vez se vê menos homens interessados em adquirir um bom fato que dure uns valentes anos, é sempre preferível comprar algo mais barato porque na sua ingenuidade dizem que só o irão usar uma vez.

Aquilo que tenho observado, é que este pensamento levou a um grande afastamento da indumentária clássica e das suas regras base que são essenciais para que não nos sintamos mal vestidos ou menos bem, connosco próprios.

Acontece que por não terem este hábito, de comprar fatos, têm diversos problemas em imaginar-se vestidos desta forma e por isso, para escolher o fato da sua vida, levam aquelas que acham ser as pessoas mais entendidas em “moda”, as senhoras, mais propriamente as futuras esposas e as mães, madrinhas e companhia. ATENÇÃO, nada contra as senhoras, até porque muitas percebem tanto disto quanto eu, mas tudo na vida tem de ser equilibrado e a escolha do fato do noivo deve partir em primeiro lugar… do próprio noivo.

Imaginem-se no dia da escolha do vosso fato, a receber ideias que não são propriamente as mais indicadas para um cavalheiro, a vestir um fato de uma cor que nunca vestiriam, a ter uma gravata (acessório muito pessoal) escolhido por outra pessoa? É sempre complicado entrar numa loja e não ter ideia do que queremos vestir e ainda mais complicado ter como assessoria, uma equipa de pessoas que não nos aconselham mas que escolhem por nós!

A minha dica para resolver este problema é a seguinte:

1- Fazer uma pesquisa prévia de looks de noivos.

2- Se for um casamento muito protocolar, atenção aos trajes formais e às suas regras básicas. Fraques, Smokings e White Tie, são os trajes mais indicados, leiam um pouco sobre o assunto.

3- Planeiem com antecedência a vossa visita ao alfaiate. Um fato demora a ser feito, não pensem que são os únicos a casar este ano.

4- É normal não querer ir sozinho fazer estas escolhas. A noiva não vos mostra o vestido certo? Então também não mostrem o vosso fato até ao dia, levem o vosso pai, futuro sogro, padrinhos e amigos. Talvez seja uma boa desculpa para planearem irem todos dentro do mesmo género!

5- Quando já estiverem confiantes com aquilo que escolheram, está na hora de ser verdadeiramente aconselhados. Ouçam os conselhos do vosso alfaiate, ele saberá, por experiência própria se o look que imaginaram vai resultar e provavelmente vai fazer-vos algumas propostas interessantes, sejam abertos!

6- Levem convosco uns sapatos clássicos ou peçam para calçar uns no momento de experimentar o fato ou tirar medidas. É importante que tudo esteja equilibrado, para que no dia do casamento nada falhe!

7- O vosso orçamento deve estar em cima da mesa, no momento de decidir tudo. É sempre preferível que demonstrem logo de inicio quais as vossas ideias e até onde podem ir no orçamento. Isso irá ajudar na escolha dos tecidos, ou num caso de pronto a vestir, na escolha do próprio fato.

Sigam @senhorfato no Instagram para mais dicas sobre gentlemen!