A&D | Casa Smolhaven do Arquiteto Choo Gim Wah

Este é um projeto do arquiteto Choo Gim Wah, uma casa de um piso e meio na encosta, embora sem as habituais inclinações íngremes. A casa Smolhaven é caracterizada pela sua forma moderna e retilínea.

A transparência das fachadas são em parte devido às amplas divisões e à utilização de grandes elementos envidraçados. À direita e atrás da casa, isto resulta num recinto de sala de estar visualmente desimpedida; portas de vidro altas com cerca de 2,8 metros de altura dobram-se, unindo o espaço interior a um deck para a natureza. As portas de vidro também servem para expandir para o exterior o quarto individual da casa, enquanto uma vista panorâmica é desfrutada desde o sótão através de janelas fixas e no teto.

Tijolo exposto, betão fora de forma e madeira são materiais no contexto do modernismo tropical malaio, Tailândia, e a madeira é certamente evidenciada aqui. Juntamente com as estruturas de aço cinzento-escuro, as madeiras, as fachadas de vidro envolventes e as geometrias dos edifícios, contribuem para uma estética tropical leve.

Embora expressando a sua leveza, Smolhaven mantém, no entanto, uma forte ligação ao plano de terra e ao local. O chão de betão polido de qualidade, encarna esta ligação ao solo.

Gostavam de passar uma temporada num refúgio no meio da natureza? Deixem-nos os vossos comentários ao fundo.