Sr. fato | Como vestir Fato: Escala Casual/Formal

 Como vestir Fato

Boas Rapazes, comparar alguém que veste casual a alguém mais formal é algo injusto e sem qualquer noção do que se está a dizer, ambas as formas estão corretas e claro que quando digo isto, é porque sei que se alguma vez criticar um look casual ou formal é porque sei que não está adequado ao seu meio e não à comparação dos dois pólos da escala.

Para vestir clássico é importante saber e respeitar as suas regras, este estilo é extremamente antigo e com uma herança muito profunda na sociedade, muito dificilmente alguém consegue introduzir novas tendências sem que seja profundamente criticado e isso pode ser positivo ou negativo, mas para o nosso assunto não importa agora.

A escala da formalidade dos trajes, do casual ao formal deve ser analisada perante as diversas ocasiões. Alguém que vista algo para a praia deve perceber que existe cortes e tecidos próprios para o efeito. Da mesma forma que num evento “white tie” existe pormenores específicos que só devem ser utilizados naquela situação.

Vamos começar por perceber que no dia a dia a roupa é muito importante para definir a nossa imagem, mas existem ocasiões em se pede um pouco mais de formalidade e nesse sentido devemos acompanhar os seus trajes definidos para o efeito.

Gostariam de conhecer esta escala e perceber quando devem usar estes trajes? Atenção a composição de cada look é apenas uma sugestão, existem milhares de combinações que podem resultar nos vários tópicos, excepto no meio fraque, no smoking, no morning dress e claro no white tie.

 Como vestir Fato

Casual – Informal

O traje informal, é o nosso modo mais descontraído, portanto, preparem uma ida à praia, um fim de semana em casa ou até um passeio pelo jardim.

Composto por: T-shirt – Polo – Calções – Ténis/ Sapatilhas – Alparcatas – Calças de ganga

Smart Casual

Neste look vamos fazendo crescer a nossa formalidade e claro que quando saímos para um café ou para um passeio por um centro comercial entre outros programas descontraídos, gostamos de ir bem vestidos e claro que uns calções e uma t-shirt já não nos vão favorecer.

Composto por: Camisa desportiva – Sweater – Calças de ganga – Calças Chino – Botas Chukka – Sapato de Vela – Derbys

 Como vestir Fato

Casual Profissional

Para quem não tem dress code no seu trabalho e pode ser um pouco mais criativo no que veste este é o look perfeito! Um toque de Spezzato e uns padrões fazem toda a diferença! É um look que por ser casual podemos usar todos os dias, como look principal sempre que vamos sair, mas também funciona se tivermos de nos apresentar no trabalho!

Composto por: Blazer desportivo – Camisa – Calças chino – Lenço de bolso – Gravata (Tricotada ou não) – Loafers – Brogues – Meias coloridas

Profissional e Cocktail

Aqui já pedimos cuidado no que vamos vestir, estamos a falar do fato de trabalho, para quem trabalha junto do publico e em que devemos estar apenas focados no essencial é necessário o rigor de um fato azul ou cinzento, a camisa branca ou azul e claro a criatividade fica nos acessórios, como as gravatas e lenços de bolso. O fato pode ser de duas ou três peças e claro single ou double breasted fica ao vosso critério. Quando tiverem um convite para um cocktail este é o look indicado!

Composto por: Fato – Camisa – Gravata – Lenço de Bolso – Oxford cap toe – Loafers -Pasta

 Como vestir Fato

Meio Fraque

Este look não é muito visto em Portugal, mas no Brasil é um traje muito usado, não deixa de ser um fraque sem as ditas abas de grilo, como muitos gostam de chamar. O meio fraque é menos formal do que o morning dress e é utilizado em cerimónias como casamentos, baptizados ou outro tipo de cerimónias formais, é usado de manhã e claro sem chapéu alto, pode ser usado com chapéu de coco.

Composto por:  Casaco Preto ou Cinza – Colete colorido – Calças de listas ou padrão axadrezado – Gravata – Lenço de Bolso – Boutonnière – Oxford Cap toe

 

 Black Tie – Smoking

O Black Tie ou Smoking, é um traje formal noturno. Os ingleses chamam “Dinner Jacket”, casaco de jantar e serve exatamente para esse efeito. Em casamentos que sejam de tarde e que o copo de agua é jantar este traje é o mais indicado. Em galas e bailes formais este traje é muito elegante e a escolha mais certa para usar. Da mesma forma que um jantar formal com amigos ou família, também pode ser uma boa razão para o seu uso.

Composto por: Casaco Preto – Lapelas Acetinadas – Calças pretas com um galão – Laço Preto – Camisa branca Piqué- Lenço de bolso Branco Piqué – Flor na lapela – Meia de Vidro preta – Oxford Cap toe – Opera Pump

 Como vestir Fato

Morning Dress – Fraque

Como disse anteriormente, este traje é usado para cerimónias matinais e claro perfeito para casamentos! Em Portugal é muito comum usar este traje como o nosso fato de casamento. Não só o noivo deve usar, como o padrinho e os pais! Fica um casamento mais composto e marcamos o nosso dia tão especial com a formalidade exigida para o efeito. Em Inglaterra este traje é usado para eventos formais de manhã e para as corridas de cavalos Royal Ascot.

Composto por: Casaco com abas longas, preto ou cinza – Colete Colorido – Camisa – Calças listadas, preto e cinza – Gravata -Lenço de Bolso – Boutonnière – Oxford cap toe – Luvas pele veado – Chapéu alto

White Tie – Casaca

Um dia que tenham um convite em casa em que o dress code é white tie, já sabem que soam os alarmes do mais alto nível de formalidade. A classe e elegância são exigidas e as boas maneiras também. Não é todos os dias que se usa a casaca negra e o laço branco, mas se o tiverem de fazer, sigam ao máximo todas as suas regras! Tal como o black tie este traje também é usado à noite e claro podem usar white tie num evento black tie… porém vão parecer demasiado formais ao pé dos outros homens… podem usar, mas não é aconselhável!

Composto por: Casaca Preta – Colete Branco – Camisa branca – Laço Branco – Lenço de bolso Piqué – Flor de Lapela – Calças Pretas duplo galão – Meias de Vidro Pretas – Opera Pump – Oxford Cap Toe

Agora que já conhecem o traje mais casual e o mais formal, já sabem o que devem usar para as mais diversas ocasiões na vida de um gentleman. É fácil perceber esta escala e ainda mais fácil é cumprir o que nela se impõe, a formalidade é uma forma de garantir que existe boa educação, boas maneiras e acima de tudo respeito pelo próximo, ao vestir algo mais cuidado, não estamos só a pensar em nós, mas sim em todo um conjunto de pessoas que irão estar connosco num evento, no trabalho, em casa ou na praia.

Visitem o @senhorfato!