Sr. fato | 15 Problemas de quem veste como um gentleman!

Problemas de quem veste como gentleman

Boas Rapazes, andar bem vestido não é para todos certo? Há quem pense assim, mas eu cá não acredito nisso. Todos podemos vestir bem, basta saber o que comprar e andar bem aconselhados caso haja dúvidas sobre o que nos fica bem. No entanto, nem tudo é um mar de rosas e se fosse fácil não tinha tanta piada. Como ninguém me avisou e descobri por mim próprio, aqui fica o aviso para aqueles que começaram agora… existem problemas que só nós, que vestimos clássico temos, vamos a eles?

1 – Chapéu Voador

Dias de vento e o chapéu não permanece no lugar? Torna-se realmente chato, andar sempre com o coração nas mãos, ou melhor, as mãos na cabeça!

A solução é simples, os chapéus vendidos em lojas pronto a vestir, são muitas vezes de tamanhos únicos e como nós sabemos nem todas as cabeças são iguais, logo, se investirem num chapéu de uma chapelaria, notam desde logo que existe um mundo muito complexo nos chapéus e que não só não voam da cabeça, mas que têm muito mais pinta!

 

2 – Espaço do colarinho 

O colarinho da camisa deve ter sempre o espaço suficiente para não sufocarmos com o último botão abotoado, mas existe um outro colarinho no casaco e esse por vezes faz um espaço muito desagradável nas costas!

A solução neste caso é de procura intensa. É frustrante saber que há casacos de fato que nos deixam este espaço, é o próprio corte do tecido que faz com que aconteça, por ser tamanhos standard.  Na maior parte das vezes só um fato por medida é que resolve o caso, mas não se aflijam, basta ligar a TV e uma vez que sabem que o problema existe, podem reparar que acontece a muita gente!

 

3 – Altos nos ombros

Aqui está outro problema clássico dos casacos de fato, uma vez que notamos a sua existência, vai perseguir-nos eternamente. Os altos nos ombros, tal como o espaço no colarinho, são problemas difíceis de resolver, podem ser causados, neste caso, por uma manga ou pelo peito ser mais apertado, etc…

A solução está na alfaiataria e nem sempre fica totalmente resolvida, pois os fatos, pronto a vestir, não são feitos para grandes alterações!

 

4 – Colarinho sobe sozinho

É um colarinho voador, ganha asas para fora do casaco e chega a pousar em cima das lapelas durante horas, até que alguém, muito baixinho nos diz… tens o colarinho de fora!

Sim, é realmente chato e a solução passa pela compra de camisas com o colarinho menos apertado, para que este não suba ou se o colarinho for comprido e mole deve sempre levar umas varetas de colarinho retiráveis, para que este se mantenha direito e no sítio certo!

 

5 – Segundo botão da camisa no sítio errado

Há fabricantes de camisas que colocam o segundo botão, a contar com o do colarinho, muito perto do cimo da camisa ou muito afastado criando dois problemas. Quando o botão está muito acima ao abotoarmos, fica demasiado apertado, se este for demasiado abaixo, ao desabotoar fica a camisa demasiado decotada.

A solução é simples, se for para usar com gravata, nenhum dos casos é problema, mas se o cavalheiro gosta de tirar a gravata e deixar apenas o botão do colarinho desabotoado, deverá procurar a marca que fabrica a camisa com o botão mais ao seu gosto. Nunca tinham pensado nisto?

 

6 – Lenço de bolso que afunda

Pode afundar sim, mas também saltar para fora do bolso. Os lenços de bolso não têm de ficar presos no bolso do casaco, por isso, não comprem casacos com aqueles pedaços de tecido cosido a fingir de lenço de bolso.

Este problema é comum aos cavalheiros, pois a maioria dos homens não usa lenço de bolso. A solução é simplesmente pura paciência e descobrir qual a forma de dobrar que melhor se aguenta no bolso do casaco em específico. Tanto pode ser do material do lenço como do casaco, por isso, mesmo que passe o dia a acontecer este problema, é sempre uma desculpa para recorrer ao espelho e retocar todo o visual!

7 – Mangas nunca me servem

Sejamos pequenos ou altos, fatos pronto a vestir têm este problema. A melhor forma de o resolver é conjugar o casaco com a camisa perfeita, tendo sempre em consideração que é aceitável, um ou dois centímetros de punho visível.

É fácil resolver se tivermos um guarda roupa pequeno, se forem como o Sr.Fato torna-se difícil manter a situação controlada!

 

8 – Dimensão da Gravata 

A gravata deve estar sempre ao nível da cintura do cavalheiro, podem ler o post (Tamanho correto da Gravata) aqui no blogue.

Por vezes a gravata fica muito longa, por isso a dica que vos deixo é, com um nó four in hand é possível dar duas voltas e tornar a gravata mais curta, ou se preferirem, um full windsor pode ser a solução. Se a gravata for muito curta, devem fazer o nó com as pontas mais desniveladas ou usar calças de cintura mais subida!

 

9 – Bolsos onde não cabe nada

Há calças que nos deixam muito desconfortáveis, nem conseguimos colocar duas moedas no bolso sem que se perceba que estas lá estão.

Um cavalheiro escolhe sempre onde coloca os seus pertences e claro o tamanho que estes têm. Porque é que temos uma carteira tão cheia se podemos dividir o seu volume em diversos objetos? Em vez de uma só carteira, passamos a ter um porta cartões, um porta moedas em separado e começamos a guardar no bolso do casaco por exemplo. O mesmo acontece com as chaves de casa ou com aquele pente que dá imenso jeito em situações de emergência!

Um bom kit de objetos essenciais, faz de nós cavalheiros mais cuidados!

 

10 – Plissado das calças aberto

Calças plissadas, são extremamente elegantes, pelo seu pormenor, mas têm este problema que se forem um pouco apertadas, estas pinças abrem e ficam muito mal num cavalheiro com um look cuidado.

É difícil encontrar calças destas nas lojas dos centros comerciais, só quando estão mais “na moda”, porém se, entretanto, não as compraram feitas à medida, então não se esqueçam que estas devem fazer um pequeno “balão” nesta zona, para que o plissado caia natural!

 

11 – Calças brancas sempre sujas

Nem todos os homens se atrevem a usar calças tão claras, muitos dizem que não é muito masculino, eu cá não entendo o porquê, muito sinceramente, mas agora se me disserem que pode ser uma dor de cabeça manter esta peça de roupa imaculada aí sim pode ser uma razão para deixar de lado estas calças!

Sentar em qualquer lado sem que se verifique primeiro que é seguro, ou tomar uma refeição sem que nada salte para as calças são dos cuidados mais comuns a ter, mas mesmo com tantos cuidados, é sempre uma peça cheia de estilo!

 

12 – Calças nunca me servem 

Tal como as mangas do casaco, nas calças, também existe problemas, neste caso são as pernas, ou demasiado longas ou demasiado curtas por isso as bainhas devem ser sempre perfeitas! Comprar calças pronto a vestir, é uma guerra para quem é muito alto ou muito baixo.

Solução deste problema, uma visita inevitável à costureira.

 

13 – Meias que caem

As meias são essenciais num look de um gentleman. São aquele pormenor que não pode falhar pois podem não se ver, mas se não combinam com o resto do look podem estragar todo o nosso visual!

O problema mais comum, vem da forma como estas se mantêm no sítio certo. Há quem uns pequenos suspensórios para as manter no sítio, outros só usam meias até ao joelho, pois têm menos tendência a cair do gémeo para baixo.

A solução, a meu ver, está na preservação das meias. Se forem demasiado usadas vão perder a sua capacidade de se sustentarem, a elasticidade vai se perdendo e começam a cair, logo devemos ter muitos pares e ir usando alternadamente, para evitar estar sempre a comprar meias novas!

 

14 – Sapatos enrugados

Quem usa sapatos de qualidade sabe que quando este problema acontece é porque não estamos a ter os cuidados necessários para preservar o calçado. Tal como disse, sobre as meias, o mesmo se aplica ao calçado, devemos ter pares suficientes para não os usar com demasiada regularidade. O calçado deve ter pelo menos dois dias de descanso, com uma forma do tamanho do nosso pé, ou de madeira ou enchendo o sapato com folhas de jornal, para que não perca a sua forma e não ganhe humidade.

Quanto mais cuidados tivermos com os nossos sapatos, mais tempo estes vão durar!

 

15 – Suspensórios que saltam

Para finalizar esta lista, escolhi um dos problemas que mais irrita um cavalheiro, os malditos suspensórios que saltam.

Este problema só acontece, pois, a maior parte dos homens que usa suspensórios hoje em dia, já não têm calças com botões para este efeito, logo usam com aquelas molas metálicas que nem sempre seguram bem as nossas calças.

Para um amante deste acessório aconselho a mandar colocar os botões nas calças que usa com os suspensórios ou então a fazê-los por medida. Deixo aqui a sugestão para adquirirem uns totalmente personalizados e feitos em Portugal sigam o @estudio_onze no Instagram e claro se ainda precisam de mais dicas como estas sigam o @senhorfato também!