Sr.Fato | Como usar gravata no tamanho certo? – Guia Completo

Como usar gravata no tamanho certo?

Boas rapazes, sei que há muitos de vós que gostam e outros que simplesmente acham demasiado formalismo, mas quando usam uma gravata, sabem qual o tamanho que esta deve ficar?

A gravata é um acessório totalmente decorativo, nem serve para aquecer o pescoço, nem para prender o colarinho, nem muito menos para tapar os botões da camisa! É apenas um ornamento que serve para nos deixar mais compostos. Há fãs de gravatas que chegam a dar quantias avultadas por um simples pedaço de tecido com este formato, mas não precisamos de cometer loucuras. Hoje, só vos deixo a informação de como as usar no tamanho correto!

Muitas imagens pela internet, sugerem que a gravata deve ter sempre o mesmo comprimento, isto é, as duas pontas ao mesmo nível e alinhadas com o cós das calças, mas isto levanta um problema, pois nem todas as calças são iguais e claro nem todos os homens se gostam de ver da mesma forma!

 

Como usar gravata no tamanho certo?

O cós das calças delimita a linha que devem ou não passar! Só em raras exceções, a gravata, pode passar um pouco esta linha! Com cinto ou até sem ele, no caso dos suspensórios, devem respeitar o limite da barra de tecido que define o topo das calças.

Neste caso podem ver que a gravata segue de pontas soltas, mas com um nó que permite manter as pontas ao mesmo nível.

 

Como usar gravata no tamanho certo?

Já todos repararam que algumas gravatas têm uma presilha na parte de trás da ponta mais larga da gravata, para manter as duas pontas unidas, cavalheiros, não é obrigatório usar a gravata dessa forma, a presilha está por lá caso a queiram usar.

Há quem goste de um estilo mais arrumadinho e mantenha a gravata de pontas unidas, como tal usa as presilhas. Nunca se deve improvisar, pois em caso de vento ou com qualquer movimento a gravata pode virar e mostra a vossa solução de engenhocas que não tem qualquer elegância. Desistam das tiras de fita cola ou dos alfinetes de ama e comprem gravatas com presilha!

Quem gosta de um estilo com mais sprezzatura, irá certamente usar a gravata com pontas soltas e nesse caso, meus amigos, mantenham os olhos bem abertos e observem a seguinte ilustração!

 

Como usar gravata no tamanho certo?

Podemos deixar as pontas soltas e até tornar a gravata um acessório mais assimétrico. Ao usar um casaco aberto, a gravata ficará mais exposta e se as pontas não estiverem ao mesmo tamanho, não tem mal, desde que ou fiquem ao nível do cós, como já vos tinha dito, ou que pelo menos uma das pontas não ultrapasse demasiado essa linha (como podem observar nos exemplos corretos).

Nunca devemos colocar a gravata para dentro das calças ou fazer nós que a tornem totalmente desproporcional. Quando vemos alguns cavalheiros a usar a gravata demasiado curta em fotos antigas, deve-se ao simples facto de que antigamente os homens usavam coletes, e como tal, só se via o nó das gravatas. Hoje ainda é possível faze-lo, desde que a gravata fique por baixo do colete.

Como usar gravata no tamanho certo?

Para manter as gravatas bem condicionadas, há cavalheiros que gostam de usar acessórios. Até ao momento, conheço três acessórios que já vi ao vivo e confesso que só existe um que era capaz de usar!

O tie bar, clip de gravata ou mola de gravata, é bastante funcional e ajuda a manter a gravata no sitio certo. É elegante e quando usado com mestria, pode acrescentar bastante valor a um look.

O Hood Tie é uma invenção nova, totalmente pirosa! Serve para esconder o nó da gravata e os criadores dizem que é uma peça de joalharia para homem. Caríssimos, um objeto a evitar!

O alfinete de gravata, era muito utilizado no plastrão e não na gravata, este sim, é uma peça de joalharia masculina, pode conter pedras preciosas e há até quem o use na lapela do casaco! Hoje em dia, podemos encontrar em fatos para noivos e já há quem o use nas gravatas, deixei a impressão que é um acessório aceitável, mas na minha opinião, vamos deixa-lo de parte também, pelo menos, até que as tendências o voltem a aceitar de braços abertos!

Como podem ver rapazes, a gravata tem muito que se lhe diga! Acreditem, ainda falta muito para ficarem a saber tudo sobre gravatas, mas o @senhorfato vai deixando todas as dicas no Instagram, basta acompanharem por lá!