Sr. Fato | 5 Erros comuns de quem veste fato

Erros comuns de quem veste fato

Boas Rapazes, analisando alguns looks que geralmente vemos por aí, notamos que existe muitos homens de fato hipermercado a desfilar pelas ruas, sim existem milhares de desculpas para não andar bem vestido, mas hoje em dia a maior parte delas podem facilmente ser desculpas esfarrapadas!

Note-se que a maior parte do vestuário clássico masculino não passa de um fato, azul ou cinzento, camisa branca e uma gravata que pode ter muita ou pouca cor, como é que é possível, mesmo assim, fazerem tudo errado? Neste post, vou mostrar-vos alguns dos erros mais comuns que existem no uso de fato e gravata, mas, por favor, isto que sirva para alterarem o vosso guarda fatos!

O fato barato

Ter muito ou pouco dinheiro, só diz respeito à gestão da própria pessoa, mas quem usa fato todos os dias é geralmente alguém que trabalha num local em que seja necessário, logo obriga a que tenha sempre o seu fato impecável, também podemos falar do caso dos eventos como um casamento ou baptizado, mesmo aí os erros são iguais.

O fato barato, é aquele que existe nos centros comerciais e que custa por volta de 100 para baixo e que em promoção quase chega ao preço de umas boas meias. O corte é horroroso e os tamanhos nunca assentam muito bem em todos os homens.

O slim fit, não fica bem a todas as pessoas e todas aquelas bainhas “pintas” muito subidas sem meias não são de todo o melhor caminho para o gentleman.

 Comprar um bom fato sai caro, mas se fizer um investimento, ficará com um fato para a vida!

A camisa de cor estranha

Erros comuns de quem veste fato

Camisa preta, cinzenta, bordeaux, violeta e de vez em quando aquela cor que nem é branco nem é creme e nem é cinzento, algo estranho que se vê muito por aí ou então aquele azul bebé que só faz lembrar as camisas de fardas.

Sim, existe uma formula para nunca falhar neste ponto. A camisa é branca, sim, mesmo branca e de colarinho sem botões. Se quiserem algo mais colorido é aceitável uma camisa azul claro, mas muito cuidado com o azul, geralmente o mais clássico é um azul muito claro.

Uma visita a uma camisaria pelo menos uma vez na vida não é mau para ver o que é a qualidade, assim ajuda na procura nas ditas lojas mais comuns do centro comercial.

Gravata medonha! 

Erros comuns de quem veste fato

A gravata é um acessório muito complicado para alguns homens, ou porque não sabem combinar cores ou têm um gosto péssimo ou então ainda usam a bela gravata que era dos pais e nem sequer pensam se é realmente uma gravata aceitável para usar hoje em dia.

Gravatas discretas, são a escolha mais acertada para quem não quer falhar em nada mesmo! Azul escuro, encarnado, cinzento escuro, castanho escuro são cores fáceis de usar com fatos azuis ou cinzentos, mas não querendo uma gravata lisa, basta adicionar padrões como, umas listas ou uns polka dots (pequenos pontos). Gravatas com padrão “paisley” cornucópias é sempre mais arriscado para quem tem dificuldades em conjugar as cores.

Evitar tecidos brilhantes ou acetinados.

O tamanho conta e a regra diz que a largura deve ser medida com o tamanho da lapela do casaco. Se for uma lapela larga a gravata deve ser larga ou o contrario. Gravatas muito finas não são muito elegantes.

A gravata com o nó feito deve ter a sua ponta a bater na fivela do cinto, se estiver a usar suspensórios esta deve cair sobre o botão das calças.

A regra do botão 

Os casacos de fato ou blazers são sempre usados de acordo com esta regra, não percam a cabeça a tentar entender porque é que é assim e simplesmente façam-no.

O botão inferior não se abotoa! É simples! Se houver 2 botões, apenas o de cima é abotoado. Se houver 3, o do meio é obrigatório, o de cima é opcional e o de baixo é proibido!

Se o casaco for trespassado “double breasted” a regra mantém-se!

Bons Sapatos, look perfeito

Erros comuns de quem veste fato

Um homem que tenha um bom sapato é sempre tido em conta. Há algo nos homens que se nota à primeira vista e a escolha do sapato é importante no cartão de visita.

Se o sapato é bom então o homem tem bom gosto, quando o sapato é aquele sapato quadrado ou brilhante pontiagudo, já sabemos que pouco sabe daquilo que está a vestir.

Não há nada melhor que os clássicos e o @senhorfato tem uma montra à vossa disposição no seu Instagram!

Seja com que roupa for, um homem deve manter sempre uma atitude correta e respeitadora com todas as pessoas que o rodeiam, no entanto se tiver bem vestido todos o irão ver com outra cara! Toda a simplicidade é a chave para o sucesso e por vezes basta seguir o que já foi feito para nunca falhar.

Não há nada de errado em imitar quem sabe vestir bem e claro só podemos aprender se percebermos como é que se chegou aquele resultado final.

Boa sorte com a compra de novas peças e lembrem-se por vezes mais vale investir para durar!