A&D | Uma casa transparente? Só mesmo vendo as fotografias

casa transparente

Temos de voltar a dizer o que, provavelmente, já dissemos antes: “este é um projeto inovador”. Sim, já se devem estar a rir todos´, até porque esta frase já virou cliché. Mas desculpem-nos, esta ideia é, no mínimo, inédita.

O projeto é Japonés com créditos à Yoshichika Takagi + Associates. Trata-se de uma casa de 1970, com a estética tipicamente rural da cidade de Hokkaido. O que significa isso? Apenas tem um telhado um bocado… Incomum. E parece que, ao longo do tempo, as casas por esta zona começaram todas a ganhar esta característica. But not the point.

Embora o formato do telhado seja o original, o mais engraçado desta casa é que os arquitetos decidiram adotar o conceito de transparência e levá-lo a outro nível. Primeiro, deixaram a estrutura de madeira toda exposta transformando, o que geralmente fica às escondidas, num elemento de design que resultou em algo moderno.

Por fim, o mais interessante. Para cobrir a estrutura foi utilizado um material transparente que faz parecer que a casa tem uma espécie de estufa em seu redor. Se estão a pensar: então toda a gente vê o que se passa lá dentro? Nope. No interior as paredes são normais. É como se houvesse mesmo uma casa dentro de uma casa transparente, o que faz com que a casa ganhe muita luz e uma estética completamente moderna e interessante. Ao menos, nós gostámos. Que dizem?

casa transparente casa transparente

casa transparente casa transparente

casa transparente casa transparente

Fotos: Ikuya Sasaki