Hyundai Elevate: um carro sobre quatro patas

Hyundai Elevate

Por aqui já apareceram: Iates elétricos, motas elétricas, clássicos elétricos, caminhões elétricos. Se achávamos que já tínhamos falado sobre todo o tipo de transportes elétricos, acabámos por perceber que ainda há muitas cenas surpreendentes por aí.

Basicamente, a Hyundai quer mudar a definição de carros elétricos. Sinceramente, a palavra “carro” aqui, não se encaixa lá muito bem. Isto está mais para um robô gigante, com quatro patas, saído de um filme futurista. Chama-se Elevate e é capaz de subir escadas, escalar grandes rochas e passar por todos os tipos de terrenos com uma amplitude quase ilimitada de movimentos executados pelas suas “pernas/patas”.

O Hyundai Elevate movimenta-se com rodas movidas por essas pernas robóticas. Cada perna tem uma articulação ligada à carcaça que pode mover-se cinco graus, horizontal ou verticalmente. Há também, um “joelho” e um “tornozelo”, que contribuem para melhorar os movimentos. E se achavam que isto já era suficiente há, ainda, uma articulação na roda capaz de girar 360 graus, permitindo maior estabilidade e aderência.

Hyundai Elevate Hyundai Elevate Hyundai Elevate