Bivouac Luca Pasqualetti: Um abrigo nos Alpes Italianos

Bivouac Luca Pasqualetti

Já falámos por aqui sobre cabanas de quase todos os tipos, mas a Bivouac Luca Pasqualetti é, de facto, uma das mais impressionantes que já vimos. E não é pela estrutura ou pelo design, mas sim pelo sítio em que ela está inserida… Imaginem, a Bivouac está sob o topo de um pico rochoso a mais de 3.200 metros de altitude nos Alpes italianos.

O projecto é o resultado do trabalho dos arquitetos Roberto Dini e Stefano Girodo – (pesquisadores do Instituto de Mountain Arquitetura do Politecnico di Torino). A dupla desenvolveu a cabana a partir de painéis em madeira e aço que foram pré-fabricados em 3 partes e transportados por helicóptero até ao sítio em que está montada.

A Bivouac funciona como um abrigo para os escaladores que por lá passam. Portanto, o interior oferece uma área para preparar comida, uma mesa com cadeiras, iluminação alimentada por painéis solares e um sítio para armazenagem dos equipamentos. A cabana é propriedade da associação voluntária Montagna Sarvadza mas está aberta a todos. Portanto, para os aventureiros que decidirem lá ficar, a associação pede apenas uma doação de 10€ por pessoa.

Impressionante, não?

Mais informações aqui!

Bivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca PasqualettiBivouac Luca Pasqualetti