Aston Martin Cassette Electric Powertrain Concept: um clássico elétrico

Basta fazerem uma busca por “elétrico” no BR para perceberem… a transição dos carros comuns para elétricos/híbridos tem sido assunto frequente por cá, e não só! As grandes cidades estão cada vez mais a preparar-se para um futuro (próximo) em que já não haverá mais carros “comuns”. Bom, não pretendemos discorrer aqui sobre os pontos positivos e negativos dessa transição, mas uma coisa é certa, o mundo está a precisar mesmo de menos poluentes, right?

Já agora, e quanto aos carros clássicos? Muitos têm recebido motores elétricos e outros ainda preservam o barulho do motor original, mas é um facto que já existe a preocupação de tentar encontrar uma maneira de integrar os clássicos nesta realidade mas, claro, sem estragar a personalidade das máquinas. O Aston Martin Cassete Electric Powertrain Concept é uma tentativa de fazer exatamente isso.

Trata-se de um DB6 MkII Volante 1970 com um sistema tudo-em-um instalado nos suportes originais do motor e da caixa de velocidades, conectando-se aos sistemas elétricos do carro através de cabos. A gestão de energia é feita por meio de um ecrã, discretamente integrado no interior do carro. E se o dono resolver que quer o motor original de volta, a boa notícia é que este processo é completamente reversível, dando ao proprietário a opção de reinstalar os equipamentos originais.