Sr. Fato – Camisa Winchester (Camisa de cor com colarinho branco)

Sr. Fato, Camisa Winchester colorida com colarinho branco

Boas Rapazes, tenho a certeza absoluta que já procuraram por estas camisas em qualquer lado, são bem diferentes, versáteis e deixam sempre os nossos looks um pouco mais animados!

A história começa na era vitoriana, em que os homens usavam camisas com colarinhos removíveis, estes colarinhos eram muito bons porque podiam ser lavados à parte e quando se tornavam feios pela sua utilização, podiam ser trocados e o resto da camisa estava impecável! Estes colarinhos também se tornavam interessantes pela sua utilização em camisas de cores e padrões diferentes, nasce assim a camisa Winchester!

Mas de onde vem o nome? Os nomes destas peças de roupa não são muito utilizados aqui em Portugal, quando procuramos camisas destas é normal que ninguém as conheça por Winchester, mas sim se as descrever-vos exatamente como elas são, mas isso é assunto para outra publicação … Oliver Fisher Winchester é o senhor que deu nome a uma espingarda muito conhecida de tiro de repetição, ainda hoje o seu nome está marcado nesta arma, mas também nas camisas que hoje vos trago, porque o sr. Winchester formou a  Winchester and Davies Shirt Manufacturing Company em 1848 e as suas camisas tornaram-se famosas nos EUA, porque eram baratas e rápidas a estar prontas, enquanto antigamente, uma camisa só demorava cerca de 14 horas a ser confecionada!

Estas camisas são mais complicadas de encontrar no pronto a vestir, porque depende muito das coleções que são feitas a cada época, mas são muito versáteis e vou passar a explicar o porquê!

As Winchester, são camisas mais formais do que as camisas de uma só cor ou com padrões, excluindo as camisas brancas que são as mais formais, o seu colarinho e punhos em branco, contrastam com o tecido colorido e abrem novas possibilidades ao cavalheiro de fazer mais looks diferentes.

O colarinho e os punhos, são também um elemento de referência para quem gosta de vestir em camadas, podemos imaginar que a camisa é uma tela, o fundo de toda a obra que é pintada e a seguir, pincelada a pincelada compomos a pintura e aqui colocamos uma gravata, o casaco, um lenço e muitos outros elementos.

O que usar e não usar?

Estas camisas têm pontos negativos que são importantes referir. Nunca usar camisas Winchester de padrões muito carregados, vão tornar o vosso look demasiado difícil de ser conjugado com uma gravata por exemplo. Optem por tons leves, como o azul “bebé”, o rosa claro ou um amarelo claro. Também podem usar riscas verticais nestes tons, que acabam por ser fáceis de conjugar.

No que toca a colarinhos podem estar descansados pois todos eles se adaptam a estas camisas, do mais aberto ao mais fechado e também com botões!

Deixo aqui alguns exemplos de padrões facilmente ajustáveis a qualquer look:

E alguns estilos que devemos evitar:

Sigam @senhorfato no Instagram!