SR.FATO – Blazer Harris Tweed para início do ano!

Boas Rapazes, começou 2022, os dias de janeiro são bem frios, as alternativas para um cavalheiro se vestir bem e quente para enfrentar os baixos graus centígrados, são imensas, mas para estarmos num equilíbrio entre o casual do teletrabalho e a classe do formalismo de outrora (antes do covid) resolvi introduzir-vos um tecido que vos vai resolver este problema!

 

Se nunca tiveram na vossa mão uma peça de roupa de Harris Tweed então devem saber que é áspero, como aquelas camisolas de lã que as nossas mães nos vestiam e picavam no pescoço, tem uma textura densa, uma duração para a vida e que só pode ser feito à mão pelos habitantes das Hébridas Exteriores na Escócia!

O que é que torna este tecido tão especial?

Se já tiveram oportunidade de viajar até à Escócia ou já viram imagens das ilhas, sabem bem que o clima costeiro é agressivo e quando faz frio, faz realmente frio, por essa razão, os pastores para uso pessoal e para uso familiar, teciam este tweed. Era comum os habitantes destas ilhas usarem o tecido como moeda de troca para os seus negócios com aqueles que vinham de fora e que espantados com a qualidade espalharam a palavra tornando-o tão popular.

Só para perceberem mesmo o quão especial é este tecido, ao longo do séc. XX a industria começou a produzir Harris Tweed em diversas fabricas pela Escócia e como a qualidade reduziu, hoje cada 50 metros de Harris Tweed é revisto por um inspetor autorizado e estampado com a marca oficial. Espantoso!

A minha visão dos dias de hoje é que estamos cada vez mais a perder a nossa exigência de qualidade, para obtermos quantidade e por essa razão os tweeds já são vendidos sem grande perspectiva de durabilidade e apenas servem para estar nos nossos roupeiros numa coleção outono/inverno, num ano em que são tendência.

Look Harris Tweed

Pensavam que era só história e não vos deixava umas direções para vestirem este look que o Sr.Fato usa na ilustração? Entrem nos links em baixo

Casaco desportivo Harris Tweed: aqui

 

Camisola gola alta de lã Merino: aqui

 

Calças de Ganga: aqui

 

Sapatos dupla fivela em cordovan: aqui

Sigam @senhorfato no Instagram!