SR.FATO – Habit Vert, o traje dos académicos!

Sr. Fato Habit Vert

Boas Rapazes, descobri à pouco tempo este traje e achei-o tão, mas tão, elegante e bem feito que tinha de partilhar a sua história convosco!

 

Os franceses sempre vestiram bem, é um facto, algo que lhes está no sangue tal como a vocês que gostam de ler estes posts do Sr.Fato, eu tenho a certeza disso!

Não é de estranhar também que para os académicos que fazem parte do Institut de France, essa veia de tradição, se mantenha mantido ao longo dos séculos e que tenha ficado até hoje a utilização deste traje que é único e especial.

O Institut de France é uma instituição académica que engloba as diversas academias de França, tendo como objetivo o aperfeiçoamento das ciências e das artes, a sua promoção, publicação, preservação e interação com as restantes academias mundiais. 

 

A sua importância é inegável e os seus imensos académicos recrutados das mais variadas áreas do saber, são nomeados como parte deste instituto e têm como veste este Habit Vert, muito parecido com o White Tie que costumo falar aqui na página, mas que tem algumas variações que são muito interessantes.

 

A casaca é preta ou azul muito escuro e sempre bordada à mão, por alfaiates, que minuciosamente desenham com seda verde os ramos de oliveiras no peito, colarinho mangas e contorno das abas. 

Nas calças, que são de cintura subida, é também, bordado um galão de ramos de oliveira. Originalmente, as calças eram mais curtas e usavam meias até ao joelho e os sapatos opera pump, hoje em dia são usadas meias de seda como, no smoking e white Tie e sapatos negros de verniz ou os já muito falados, Oxford cap toe. 

 

A camisa deve ser de colarinho borboleta (levantado) e de textura piquet, tal como o laço branco e o colete branco que deve ser da mesma textura. .

 

Como acessórios são usadas luvas brancas e um chapéu francês bicórneo e também uma capa negra e uma espada que é oferecida pelos futuros amigos académicos.

A casa de alfaiataria Stark & Sons é a mais conceituada no que toca à confecção deste traje verde. Demoram cerca de 6 meses a bordar cada casaca, calças e restantes bordados e diz-se que cada traje destes pode chegar aos 35.000€. 

 

Cada académico que não tiver possibilidade de comprar o seu próprio traje pode usar um emprestado do instituto.

 

Bem elegante não é rapazes? Imaginavam-se num traje assim, a representar a vossa área de trabalho e sabedoria? Eu cá já me imaginava como académico das belas artes! 

Para ficarem a conhecer mais sobre trajes e outros temas ligados aos cavalheiros, sigam a minha página de Instagram @senhorfato