A&D | Miner Road, a casa de aço da California

Miner Road

A junção do moderno e do rústico não é inovadora, mas, verdade seja dita, a inovação não é essencial para que algo seja bem feito. Porém, o estúdio norte-americano Faulker Architects conseguiu juntar esses dois lados opostos de uma forma original. No A&D desta semana, debruçamo-nos sobre o resultado: a Miner Road.

Desde logo o que salta à vista na Miner Road são os painéis de aço corten e os carvalhos que rodeiam a propriedade. A Miner Road foi construída sobre terreno inclinado para um casal que queria uma casa distinta, mas com um design assente numa ética ambiental.

Para conceber o que seria a Miner Road, o estúdio inspirou-se na paisagem, no clima e na cultura da região, e utilizou como influência uma antiga casa que em tempos residiu na propriedade.

No interior, a casa aposta no minimalismo e nos tons neutros, para invocar a terra, mas apresenta detalhes em aço e em basalto. Nalgumas das zonas da casa, foi utilizado carvalho branco para dar mais luminosidade e criar um maior contraste com o resto da Miner Road.

Contudo, e apesar da beleza do seu interior, o verdadeiro destaque desta casa são os painéis de aço do exterior. O tipo de aço utilizado é de baixa-manutenção, extremamente resistente às intempéries e que se revitaliza de cada vez que chove. Recortes no painel garantem que entra luz suficiente e que os moradores têm uma vista desafogada para o exterior.

Além dos recortes no painel de aço, a Miner Road também conta com janelas amplas que ligam o interior e o exterior. Esta casa conta ainda com painéis fotovoltaicos, sistemas de coleção de água da chuva e vários dispositivos que reduzem o consumo energético.

Imaginavam-se nesta casa? Vejam as fotos:

Miner Road Miner Road