Sr. Fato| Smoking Jacket o Casaco para Fumar

Boas Rapazes, fumadores ou não, ninguém gosta de ficar com o cheiro do tabaco nas suas roupas e nós gentlemen, devemos ter isso em conta para não incomodar aqueles que, e bem, deixaram de fumar ou nunca fumaram.

A história do tabagismo é antiga e o culto do fumo como forma de socializar é igualmente uma forma de estar que não nasceu ontem, por isso os homens foram inventando formas de se manterem sempre impecáveis, mesmo que passassem horas a fio dentro de um clube de cavalheiros a fumar o seu cigarro, cachimbo, charuto ou cigarrilha.

Hoje em dia, já não vemos tantos fumadores e esta história dos clubes já não é bem o que havia anteriormente. Agora encontramo-nos no bar do costume, bebemos a nossa bebida preferida e quanto mais longe estivermos de usar um fato melhor, porque não queremos ouvir a típica pergunta “vieste de um casamento?”

Pois bem rapazes, como sabem não sou muito de ir com as modas e perguntas assim é de quem não sabe que classe é classe, por isso mostro-vos o verdadeiro casaco de fumar! Foi sugerido na revista Gentleman’s Magazine em 1860, como um casaco, para uso dos cavalheiros que fumavam. Era perfeito para combinar com o Dinner Jacket (Casaco de Jantar) que nós portugueses chamamos de smoking. Perceberam agora o porquê? Sim, dissemos errado toda a vida.

Este casaco é inspirado nos robes de chambre, veludo ou caxemira que se usavam muito na época, mas é mais curto, de lapelas redondas em seda e usado como substituto do casaco negro do black tie ou dinner jacket.

Casaco- Kingsman

Hoje vemos muitos atores nos Oscars, Globos de Ouro e outras galas a usar este tipo de casaco adotando um estilo que chamam agora Black tie criativo! Não sou muito a favor deste tipo de uso do Smoking Jacket mas claro, percebo que seja uma forma de usar um casaco que com o tempo se perdia pela pouca utilização. O que acham?

Juntamente com o Smoking era também usado, de forma opcional, o Smoking Cap, uma espécie de gorro do mesmo tecido do casaco que servia para proteger o cabelo do fumo. Albus Dumbledore, personagem fictícia da saga Harry Potter é um grande utilizador deste tipo de chapéu!

Portanto meus caros rapazes, as coisas já não são como eram antes e há costumes que com o tempo se vão perdendo, o uso deste casaco começou com a passagem dos anos a ser misturado com o dito smoking e hoje já todos pensamos que é a mesma coisa, mas não. Se quiserem ser um daqueles gentleman, mesmo à antiga, invistam numa sala com mesa de bilhar, um sofá chesterfield e um bom kit de fumo, depois só falta os convites aos vossos amigos com o dresscode: Smoking Jacket. Se não for uma grande noite, então precisam mesmo de seguir todas as dicas do @senhorfato no Instagram!