Sr. Fato | O refúgio do cavalheiro

Boas Rapazes, podemos dizer que desde a pré historia os homens já se refugiavam nas cavernas, bastava um bom espaço no meio de rochas, uns paus e uma fogueira bem acesa para ficarem confortáveis depois de uma caçada. Os tempos mudaram, mas o refúgio do nosso lar continua a ser essencial para recarregar as baterias que, os dias de trabalho desgastantes, nos vão retirando.

Na casa de um gentleman, tem de haver diversos espaços pensados para diferentes momentos, a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e muitas outras divisões que certamente são partilhadas com convívio com a família, mas há uma que é essencial para momentos de foco, pensamento, introspecção e refúgio, o escritório.

Sei que nem todas as casas têm espaço para esta divisão e que a escolha de muitos de nós é fazer daquela divisão um escritório até o nascimento de um novo membro da família, mas caros cavalheiros, o escritório não pode ser uma divisão descartável, é um espaço que pode ser essencial para o futuro de qualquer membro da família.

Sendo um espaço de refúgio para trabalho e também lazer, o escritório de um cavalheiro deve ter várias áreas para diferentes atividades e na seguinte lista vou deixar algumas peças de mobiliário que não podem faltar para que o escritório seja de sonho.

Secretária

A secretaria deve ser longa o suficiente para que haja espaço livre. Sejamos nós adeptos do papel ou do ecrã é nela que vamos trabalhar os nossos projetos e se tivermos pouco espaço vamos ter muita desarrumação e desorganização. Pensem em grande!

Aqui! 

Cadeira de Escritório

Esta é uma peça essencial para que estejamos equilibrados entre o conforto e o desconforto, confusos? A cadeira de escritório não pode ser sinónimo de uma boa sesta, nem de uma grande dor de costas, por isso deve ser um equilíbrio entre estes dois polos, para que estejamos focados no trabalho que estamos a desenvolver.

Aparador

Como apoio ao nosso trabalho temos de ter um aparador, para guardar tudo o que é essencial para o nosso trabalho no escritório. Normalmente é por cima do aparador que descobrimos os verdadeiros gostos do cavalheiro, dado que é em cima desta peça de mobiliário que colocamos as nossas molduras com fotografias de momentos marcantes ou peças artísticas que são reflexo dos nossos interesses pessoais.

Aqui! 

Licoreiro / Armário de bebidas

Perto da secretaria está um dos cofres mais valiosos do escritório, o licoreiro é sem dúvida um móvel que não pode faltar no nosso refúgio. Tal como uma boa biblioteca recheada de conhecimento, no licoreiro temos de ter a nossa própria coleção de bebidas especiais, aquelas que apenas nós sabemos o verdadeiro significado, aquelas que só quem tiver a sorte de ser convidado para uma bebida saberá que, é ali que nasce a sabedoria que resulta nos livros que escrevemos para mais tarde alguém os ler… parece-vos poético? É por que o é.

Aqui! 

Lounge Chair/ Sofá

Quem acha que só na sala de estar é que deve haver sofás está enganado. No escritório, deve haver espaço para conforto, é no lounge chair que podemos disfrutar de um livro, descansar os olhos por dois minutos (desculpas para dormir uma sesta) ou até para tomar a tal bebida que vos falava. A acompanhar esta cadeira icónica, Eames Lounge Chair e o seu fiel companheiro apoio de pés Ottoman, deve haver também o ícone sofá Chesterfield, que para além de ser uma peça ótima para descansar, é também o melhor sofá para receber convidados e só vos digo que é um clássico que fica bem em todas as decorações.

Aqui!

Aqui! 

 

Pintura / Fotografia / Ilustração

O que seria de um escritório sem quadros? Se não herdaram nenhum Amadeo de Souza Cardozo ou alguma pintura mais antiga dos vossos avós, então está na hora de visitar galerias de arte e adquirir peças únicas para dar vida ao vosso escritório. A variedade de objetos artísticos que decoram um escritório pode passar pelas mais diversas áreas artísticas, pintura, escultura, fotografia, ilustração…, mas se não se lembram de nenhum artista em especial aconselho aqui dois (sem qualquer segunda intenção) que vão gostar de ter no vosso escritório!

Fernando Guerra um verdadeiro mestre no que toca à fotografia de arquitetura, e se não conseguem ter aquela casa de sonho, podem ao menos olhar para ela através de foto!

@fernandogguerra

Este ilustrador é um must have se gostam destas dicas! EHEHEH.

@senhorfato

 

Para finalizar, tenho de vos deixar duas dicas importantes;

1. Para criar o ambiente perfeito devemos ter uma iluminação localizada a cada espaço dentro do próprio escritório. O uso de candeeiros de pé ou de secretaria são ideais para tornar o espaço mais acolhedor.

2. A cor das paredes irá definir o tom para todo o escritório, para adequar o tom ao nosso estilo devemos optar por tons mais escuros ou mais claros, como dica deixo-vos duas cores que são intemporais, o clássico Navy Blue #E722 ou para quem gosta de um ambiente mais luminoso o Soft Grey #E733 das Tintas CIN

Espero que desfrutem do vosso espaço!