A&D | Casa Sambade by Spaceworkers

Rapaziada, há muito que o A&D nos traz o melhor da arquitectura nacional e internacional todas as semanas.

Pois bem, desta vez, queremos apresentar-vos um atelier de arquitectura e design português, o Spaceworkers. Este atelier tem lugar em Paredes, no norte de Portugal, sendo fundado pelos actuais directores criativos, Henrique Marques e Rui Dinis. A sua missão parte de “uma exploração e busca constante de novos paradigmas de arquitetura contemporânea, a fim de alcançar uma estreita relação entre a forma e as emoções.”

O projeto que vos queremos apresentar situa-se em Penafiel, começou em 2011 e  tem por base um desafio muito importante: criar um espaço moderno sem perder a essência do lugar.

A casa Sambade situa-se numa zona rural, num cenário ideal para uma conexão com a natureza aliada à modernidade, conforto e design contemporâneos.

O desafio pedido pelo cliente tem por base uma pureza volumétrica com base retangular que tirasse o melhor proveito do espaço verde em redor.

A casa tem na geometria a sua peça chave e a habitação desenrola-se em todo o volume de betão. Tem dois pisos. No primeiro, sita-se a entrada principal  e espaços fundamentais como a sala de estar e os quartos. No segundo, estão alguns dos serviços secundários da habitação. Este piso funciona também como um muro rural, que esconde as suas funções atrás de uma parede de betão.

Os materiais utilizados foram pensados de acordo com o propósito inicial do projeto: uma suavização do contraste entre a estrutura e a paisagem, segundo os arquitetos “algo que envelhecesse com o tempo e que tornasse cada vez mais este novo habitante do local como sua parte integrante.”

Caríssimos, espreitem as imagem aqui em baixo e fiquem a conhecer tudo sobre este atelier aqui!