Aplicação de combate à pandemia já se encontra disponível

 

Bom rapaz que é bom rapaz previne-se e mantém-se atualizado no que pode e deve. E cá estamos nós, como sempre, para vos ajudar nesta tarefa. Há uma aplicação cujo nome é Stayaway Covid, e que apresenta notificações de exposição ao COVID-19. Vamos perceber mais sobre isto?

A aplicação de combate à pandemia já se encontra disponível para download em iOS e Android e é recomendada pelo serviço nacional de saúde. Foi lançada pelo governo, é gratuita, anónima e pretende identificar potenciais exposições a pessoas infectadas com Covid-19. A apresentação oficial decorreu ontem no Instituto Superior de Engenharia do Porto e contou com a intervenção do Primeiro-Ministro, António Costa, e da Ministra da Saúde, Marta Temido.

O site do SNS explica como o funcionamento é simples: “cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado – durante 15 minutos ou mais -, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.”

A página inicial apresenta uma cor verde quando não há registo de contactos em proximidade com o utilizador, se a página icicl mudar para amarelo significa que o utilizador esteve próximo de alguém a quem foi diagnosticada Covid-19.

A Stayaway Covid será brevemente integrável com as de outros países europeus que funcionem segundo o mesmo modelo no quadro do grupo técnico eHealth Network e pode ser descarregada a partir da App Store e da Google Play.

Stay safe!