Sr.Fato | 5 dicas para usar T-shirt com blazer na perfeição!

Boas Rapazes, o tempo continua quente e mesmo que já haja uns dias mais frios, muitos de vós continuam com algumas tendências para usar roupa fresca. Hoje não vos trago um look para trabalhar, nem muito menos um look sério para usar numa entrevista ou num cocktail que seja necessário estar bem-apresentado. O look de hoje é informal, casual e leve, falo da t-shirt com blazer, uma combinação pouco consensual e que deve ser falada com todos os pontos nos Is. Vamos a isso?

Tal como disse, usar t-shirt por baixo de um blazer não é um look que agrade a todos os cavalheiros e há quem diga que não é, de todo, um look de um digno gentleman, concordando ou não, o look existe e tem os seus prós e contras:

1- Fresco para os dias quentes

Por ter manga curta, a t-shirt é uma peça essencial para dias de maior calor. É necessário ver que é menos um bom pedaço de tecido que nos cobre os braços e por essa razão será uma escolha correta ao invés da camisa de manga curta ou de dobrar as mangas da mesma. Não esquecer que a t-shirt sempre foi um “undergarment”, roupa interior, por isso o uso do blazer não é uma ideia assim tão descabida, mesmo que o dia esteja quente.

 

2- Não é para todos os eventos

 Se estamos num ambiente totalmente casual, este look é uma escolha acertada, pois o blazer poderá fazer toda a diferença entre um homem de aspecto desleixado e de alguém que se preocupa com a sua aparência.

Só se pode aplicar este look a um brunch de fim de semana, a um copo com amigos no início de tarde numa esplanada de café, a um jantar num bar de praia, a um segundo ou terceiro encontro mais informal, a uma viagem de avião enfim acho que estão a perceber a ideia certo? Nada de casamentos, ambientes profissionais ou momentos em que seja necessária uma apresentação mais cuidada, por essa razão fins de semana ou folgas são sempre os momentos ideais.

3- A t-shirt tem de ser muito bem escolhida

 Pois é rapazes, não é qualquer t-shirt que vos vai deixar com aquele look clássico e infalível de ator de cinema. A t-shirt deve ser escolhida como funcional para dias quentes e não como forma de mostrar o vosso corpinho de ginásio.

Evitar, golas em V ou demasiado decotadas, a gola deve ter o espaço necessário para não ficar demasiado colada ao pescoço, também não deve ser demasiado justa no tronco, nem muito larga, o meio termo é sempre o mote para um cavalheiro equilibrado. Já imaginaram o que seria um blazer com uma t-shirt demasiado justa? Não fica bem garanto.

4- Não é todo o blazer que fica bem

 Pois é os blazers tornam o look mais cuidado, qualquer homem que vista um blazer estará sempre mais aprumado do que com um hoodie ou uma sweat shirt certo?

Não é todo o blazer que fica bem, pois todos os casacos que sejam demasiado formais vão parecer fantasiosos. Existem blazers desportivos, geralmente de linho ou algodão que sem dúvida fazem o efeito perfeito para este look. Evitem todo o tipo de casacos de fato ou de traje formal, sim nada de casacos de smoking com t-shirt!

5- Smart ou Relaxed?

 Já repararam que não é um casual qualquer, diria que será sempre um smart casual, visto que não estamos de todo desprevenidos para um ambiente que se possa tornar especial. Um cavalheiro deve ter sempre em conta que pode sempre acontecer imprevistos e um blazer é sempre uma peça chave para manter a sua imagem imaculada, mesmo que por baixo tenha uma t-shirt vestida. Por isso é inteligente “smart” e não relaxado, porque nós cavalheiros nunca nos desleixamos, correto?

 

Sigam @senhorfato para mais dicas sobre #menswear!