Sr. Fato | Fechados para Férias ou será que não?

Boas Rapazes, chegaram as férias e para alguns é sinal de esperança por ter uns dias calmos com praia ou piscina e uma boa dose de descanso. Altura em que a família ou amigos são a nossa melhor companhia e que as preocupações são postas de lado, mas não é assim para todos e há quem sinta que é altura de stress e ansiedade por não conseguirem desligar-se da rotina a que estão tão habituados.

Se este é o vosso caso então o Sr. Fato deixa umas dicas para que possam aproveitar as vossas merecidas férias, sem que tenham a companhia do material de escritório junto da boia e do vosso cocktail refrescante!

1- Se planear, nada fica a faltar!

Planear na semana anterior todo o trabalho necessário para que haja alguém que nos possa substituir ou deixar tudo preparado para que não haja tarefas pendentes, ou seja preciso o nosso feedback através de chamadas telefónicas a meio do período de férias.

2- Desligar por completo.

Nem sempre é bom desligar por completo, mas é importante definir bem, quanto tempo nas férias podemos dar uma vista de olhos nos emails ou nas mensagens que não nos deixam apagar da nossa mente a responsabilidade do nosso trabalho.

Fazer um pequeno intervalo nas férias de 30 minutos pode ser o suficiente para ficarmos com a certeza de que fizemos um bom planeamento e que o trabalho continua bem feito, sem que seja necessária a nossa intervenção!

3- Há aparelhos que não pertencem aos momentos de lazer!

Tudo o que é tecnologia vai puxar-nos diretamente para o trabalho, por isso é importante deixar os equipamentos tecnológicos de fora dos momentos de lazer. Se estamos na praia, não vamos ter o nosso computador portátil junto de nós certo?

4- Redes Sociais.

Quantos colegas de trabalho têm o nosso contacto telefónico pessoal? Será que nos vão tentar contactar?  Por vezes sim e caso não tenham mesmo o nosso contacto, vão tentar através das redes sociais, por isso, evitar ver as caixas de entrada do Messenger ou do Instagram e Facebook… quem as enviou pode esperar mais um tempo!

5- Quanto menos melhor!

Um destino mais isolado com menos rede ou acessos à internet, poderá ser uma solução para baixar estes níveis de stress e aproveitar o que a vida tem de bom. Se o que importa nas ferias é passar tempo com quem gostamos sem que haja distrações, quanto mais isolados tivermos menos pensamos no mundo atarefado do trabalho.

Na altura em que vivemos, apesar de o vírus estar mais controlado, aconselhamos a viajar para fora mas cá dentro e sendo Portugal um destino cheio de cultura e lazer, não vai faltar razões para ter umas boas férias descansados e sem aquelas notificações a atrair-vos para horas e horas de stress!

 

Sigam o @senhorfato no Instagram para mais dicas sobre cavalheiros!