Sr.Fato | Posso usar gravata com colarinho de botões?

Posso usar gravata com colarinho de botões

Boas Rapazes, sabem que muitos são os acessórios ou peças da indumentaria masculina que derivam do desporto. Existem diversos exemplos e hoje em dia o estilo casual que domina as ruas e as lojas onde compramos as nossas roupas são dominados por esse efeito athleisure que não deixa ninguém indiferente.

A grande questão que vos trago hoje, deve ser sempre acompanhada por um momento da história Inglesa e Americana. O Sr. Fato e o Tiago Froufe viajaram no tempo até ao séc. XIX e visitaram o dia em que um americano chamado John E. Brooks visitou Inglaterra e reparou num jogo de Polo, que as camisolas dos jogadores tinham os colarinhos largos (usados na época) cosidos, para que não voassem e tapassem a sua visão. John ficou maravilhado com este pequeno pormenor e também com a bela onda que os colarinhos formavam. Na volta para os EUA, por volta de 1896, John decidiu desenvolver esta ideia na empresa do seu avô, a Brooks Brothers ( mais antiga loja de roupa americana) que ficou assim, marcada com a invenção da “camisa de polo original”, hoje chamada por todos nós por camisa desportiva.

Vamos ao pormenor que nos interessa, devemos ou não usar gravata com estas camisas?

Na maioria das vezes responderei que não! A gravata só deve ser usada com camisas clássicas sem botões e de colarinho duro, podem optar por escolher um corte de colarinho mais aberto ou mais fechado. Existem muitos modelos. Agora perguntam vocês, mas o Sr. Fato disse “na maioria”, então quer dizer que podemos usar, certo? Mas quando? Ora bem, sendo uma invenção americana, podemos ver que ao longo da historia, houve diversas figuras americanas e não só a usar estas camisas com gravata e em particular, nos estudantes da Ivy League, mas fora deste contexto será sempre estranho e pouco aconselhável.

Posso usar gravata com colarinho de botões

Estas camisas desportivas, geralmente de tecido Oxford, são sempre ligadas a um estilo mais casual e a gravata deve ser usada em contexto um pouco mais formal, no entanto quando é usada neste contexto é sempre acompanhada por um blazer desportivo, umas calças chino ou ganga e por vezes com cardigans e sweaters, nunca por um fato completo.

Posso usar gravata com colarinho de botões

Portanto caros rapazes, se usarem um fato, procurem sempre camisas clássicas sem botões no colarinho, mas se quiserem um estilo Ivy ou mais desportivo podem usar gravata, deixo-vos estes exemplos cheios de pinta para vos inspirar!

Sigam o @senhorfato no instagram para mais dicas como esta.