Sr. Fato | Porque razão os bolsos do fato vêm cosidos? Devo abrir?

bolsos do fato vêm cosidos

Boas Rapazes, nunca fizeram esta questão a vocês próprios?  Se o casaco do fato tem bolsos porque estão cosidos? Não posso utiliza-los?

Podia dizer-vos que será uma forma fácil de evitar que os “copinhos de leite”, no que toca a fatos, encham os bolsos de objetos desnecessários, fiquem com grandes volumes e façam figuras pouco agradáveis. No fundo, estaria a seguir aquilo que muitos blogues falam sobre o assunto, de forma a contarem uma história com uma razão realmente absurda para justificar o facto de que os bolsos estão cosidos.

Há situações em que não existe nenhuma história muito elaborada por detrás e que têm uma razão simples e muito objetiva, que até pode tirar alguma da magia que estes posts na internet, por vezes, têm.

Como podem ver na ilustração, existem alguns pormenores que devem ser retirados do fato assim que fazem a vossa compra!

Os bolsos exteriores, ou até os interiores do casaco, no momento da compra vêm fechados, por uma simples razão: é assim que os alfaiates terminam a sua confeção. É apenas um toque de finalização que quando o vemos notamos logo que o fato é novinho em folha.

Por vezes, estão cosidos com um alinhavado a linha branca bem destacado e que é muito fácil de retirar, mas nos pronto a vestir nem notamos que estes estão totalmente cosidos por dentro e há que ache que nem abrem. De qualquer forma, estes devem ser abertos. Se não têm jeito, que é normal, ou não tenham material para o fazer, devem pedir logo na loja para os abrirem. A não ser que seja um bolso falso apenas decorativo, e ai não faz sentido abrir. ( Atenção que bolsos falsos é sinal de que não estão a comprar algo minimamente aceitável).

Se temos bolsos são para funcionar, mas como disse num post anterior, há que escolher bem o que devemos colocar dentro deles!

Tal como os bolsos, as abas do casaco, as mangas e a casa do botão da lapela, podem conter estes alinhavados, por vezes, em formato de cruz. Estes também devem ser retirados SEMPRE!!

E por fim, o pormenor que muitos acham que dá aquele estatuto, mas que acaba por fazer exatamente o efeito contrario… a etiqueta da marca onde compraram o fato. Esta etiqueta deve ser retirada pois normalmente é colocada na manda e um fato não deve ter “marca” visível.

Um cavalheiro usa bons fatos de bons tecidos mas não precisa de mostrar que o faz, é discreto e verdadeiro. Se alguém perguntar, não esconde, mas não será o primeiro a falar no assunto.

Para mais dicas como estas sigam @senhorfato no Instagram!