Sr.Fato | Como devemos cuidar do Fato? Limpar e pendurar!

Como devemos cuidar do Fato

Boas Rapazes, muitos me perguntam como devemos cuidar do nosso fato. A limpeza a seco é o melhor? Ou devemos ter outro tipo de cuidados e dispensar destes serviços?

Neste aspecto, acho que as opiniões se dividem, mas na minha opinião, se tivermos cuidados extra com os nossos fatos não temos de estar sempre a recorrer às lojas de limpeza de roupa.

O vosso fato deve ser tratado com carinho, devemos pensar que, quem o elaborou, passou imensas horas de trabalho a dar o seu melhor para tudo ficar de acordo com as nossas exigências. É sem duvida uma peça diferente das outras, não pode simplesmente estar em cima daquela cadeira que suporta todas as nossas roupas ao fim do dia… escolham antes um cabide e pendurem o vosso fato.

Deverá o cavalheiro investir em bons utensílios para estes cuidados?

Comprar cabides, escovas, um vaporizador? Ok, vamos com calma.

Comprei um fato, este veio com cabide, geralmente é um cabide mais fino para caber no charriot de cada loja por isso não será o mais indicado para usarmos no nosso guarda roupa. Perguntam vocês, mas será que é necessário um cabide XPTO de madeira?

Os Cabides
Como devemos cuidar do Fato

Sim, é necessário cabide de madeira, mas não quer dizer que devem ir já a correr comprar cabides (até porque nem podemos sair de casa agora), qualquer cabide largo, mesmo de plástico deverá servir para manter os ombros do casaco impecáveis! Esse sim é o primeiro cuidado.

As calças devem ser penduradas pela bainha, isto porque devemos utilizar o peso das próprias calcas para as manter na forma pretendida.
O cabide tal como podem ver na ilustração, funciona como uma mola que prende as calças.
Não esquecer, que se querem manter os vincos devem passar as calças a ferro, mas usem um pano de algodão húmido para que o tecido não fique brilhante.

Antes de pendurar o fato devemos verificar se retiramos tudo o que estava nos bolsos, este passo é importante para não deformar o tecido, devemos também deixar o fato repousar, se o usarmos diversos dias seguidos, sempre mais dias de repouso do que os de uso!

Limpeza

Como devemos cuidar do Fato

Arejar o nosso fato é, sem dúvida, imprescindível! Perto de uma janela, abrigado da chuva ou numa casa de banho, por causa do vapor. Um banho de vapor é tão agradável para o fato quanto para quem o usa, ajuda a eliminar os vincos e os odores desagradáveis!

Também devemos escovar o nosso fato, sempre com cuidado, para não danificar os tecidos que por vezes são mais sensíveis. Escovar, ajuda a retirar o pó e as partículas que se vão acumulando ao longo do dia. Devemos usar diversas escovas, com cerdas naturais e de diferentes espessuras para não arrancarmos fios do tecido.

Os rolos adesivos, estão proibidos para um bom utilizador de fatos. Estes deixam restos de cola  e podem danificar os tecidos mais sensíveis  muito cuidado gentlemen!

Se escovarmos o nosso fato depois de cada utilização, será praticamente desnecessário a limpeza a seco. E é precisamente com esta limpeza que termino a publicação de hoje.

Os mais antigos alfaiates ingleses, afirmam que mantendo todos estes cuidados com o nosso fato, não precisamos de limpeza a seco, pontualmente devemos retirar algumas nódoas, caso sejamos mais descuidados, mas em principio, sendo o cavalheiro cuidadoso, podemos manter o nosso fato sempre impecável com estes cuidados!

Sigam o @senhorfato no Instagram, para mais dicas como estas!