Sr.Fato | 10 dicas de etiqueta em video-chamada (em tempos de quarentena)

etiqueta em video-chamada

Boas Rapazes, hoje trago um assunto que devido a toda esta tragédia que nos assola e nos deixa longe de quem mais gostamos se tornou uma realidade pouco desejada. Estamos perante uma obrigação de distanciamento social e a nossa vontade de socializar continua presente, como tal a alternativa é a tecnologia. É através da Internet que nos aproximamos, que matamos saudades de ver aqueles que infelizmente não podemos ver, mas também é através deste mecanismo que podemos trabalhar, o tão famoso tele-trabalho. Mas será que temos a etiqueta em dia no que toca a video-chamadas?

Fiz uma lista para que a vossa chamada seja perfeita. O que acham?

Pré- chamada:

1- Escolher o melhor local. Não sei se é habito fazerem video-chamadas, mas já repararam que normalmente as pessoas ficam em frente à sua biblioteca pessoal?

Geralmente é um local que transmite uma imagem de inteligência, no entanto uma parede de tons sólidos e de poucos elementos de distracção são os melhores locais.

2- Luz. Sim, não há nada como uma boa iluminação, não precisam de um estúdio de luzes mas evitem sobras demasiado fortes que possam esconder parte dos traços do vosso rosto. Este é um dos pontos mais importantes!

3- Roupa. Ok, não precisam vestir o vosso melhor fato, mas também não corram o risco de vestir bem apenas para a vossa parte visível, imaginem que têm de se levantar e estão de boxers! Não vamos arriscar e vamos vestir algo que faça sobressair o nosso rosto e claro sem pequenos padrões que possam causar aqueles efeitos de imagem que nos confundem a visão.

Estamos de quarentena e só nos apetece estar muito casuais, é claro que não vamos vestir um fato para uma reunião da empresa, mas uma camisa com uma sweater, caso estejamos com frio, é o mais indicado. Até podem andar de robe por casa, mas não apareçam assim vestidos!

4- Ligar o computador e verificar a ligação. Não vamos querer que a chamada caia ou que o som não funcione. Um passo importante para que nada falhe!

Durante a chamada:

5- Importante saber quem liga para quem para evitar esperas desnecessárias.

6- Cumprimentar quem está do outro lado, é uma regra da boa educação. Se estamos numa vídeo conferencia ou em reunião e caso não se apercebam da nossa presença é importante dizer que lá estamos. Ouvir conversas sem que os outros saibam que lá estamos não é correto.

7- Cuidado com a língua. Depende muito da pessoa que está a falar connosco e no contexto em que estamos. Mas em caso de ter um publico demasiado vasto, como o caso dos directos via instagram ou facebook, nunca sabemos quem está a assistir. Contenção nunca fez mal a ninguém.

8- Sou todo ouvidos e olhos claro! Não podemos perder a atenção durante a chamada, pedir para repetir o que a outra pessoa estava a dizer não é correto. Por mais importante que seja o email ou a notificação que entretanto apareceu, mantenham a atenção na video-chamada!

9- Não dominem a conversa e falem com calma. Falar com frases curtas e sucintas, com pausas entre as ideias para que possa haver espaço para perguntas, duvidas e manter o ritmo de conversa.

10- Não esquecer da despedida. Assim que estivermos a terminar a chamada, devemos levar a conversa a um ritmo mais calmo e conclusivo. Mesmo que tenhamos que desligar com alguma pressa, não devemos simplesmente desligar. Agradecer o tempo que a pessoa passou connosco e despedir de forma educada é suficiente para indicar que está quase a desligar. No fim, pedimos licença e desligamos.

Não custa nada ser correto em todos os momentos da nossa vida, mantendo algumas das regras da boa educação e claro sendo um verdadeiro cavalheiro.

Para mais dicas de como ser um gentleman sigam o @senhorfato no Instagram!