Sr. fato | Há uma nova forma de dobrar a gravata, sim dobrar!

nova forma de dobrar a gravata

Boas Rapazes, deparei-me ontem com um artigo do Jornal o Publico que dava destaque a um Português que inventou uma nova forma de usar a gravata. Vou deixar-vos tirar as vossas próprias conclusões…

Este cavalheiro inventor chama-se Valter Pinteús, está emigrado na Suíça e segundo o que pesquisei desde 2012 que tem vindo a dar passos para afirmar esta sua invenção. Já registou a patente da sua ideia e segundo o mesmo. “Numa fase inicial, consegui patentear a minha gravata em toda a União Europeia e, mais tarde, decidi ir mais longe, e patenteá-la nos EUA, naquele que é o mercado número um do consumismo”.

Como sabem a gravata é um acessório meramente decorativo e como tal já se tentou dar imensas formas ao pedaço de tecido que adorna o nosso pescoço, são imensos os nós que podemos experimentar fazer, para compor o nosso colarinho, mas sem dúvida que nunca se tinha visto nada parecido com a “La Cravate VP”, nome dado por Valter à sua gravata. Quem é realmente fã de gravatas fique espantado com esta invenção!

Esta é uma forma nova de “dobrar” a gravata, sim dobrar! Tal como fazemos quando arrumamos as nossas gravatas numa gaveta, todas enroladas ou dobradas, Valter em frente ao seu espelho resolveu enrolar as duas pontas de colocar um alfinete que a mantém assim junto ao nó! Isto levanta um problema, como ajustar a gravata? Valter resolveu com umas tiras com fecho, tal como os laços já feitos.

O que acham desta inovação? É realmente vanguardista? Será que vai pegar? Gostavam de ter uma opinião do Sr. Fato? Então aqui vai ela!

Acho extremamente importante que haja, quem quebre as regras e crie novas tendências, mas será mesmo necessário enrolar a gravata? Ora vejamos, a gravata enche o nosso peito como adorno e como tal, é necessário que fique bem composta e com as duas pontas caídas sobre o mesmo. Existem formas de a colocar mais comprida ou mais curta e que nem sempre são as mais corretas como podem ver neste post, “Guia Completo – Como usar a Gravata no Tamanho Certo?”, a minha questão é, se a gravata fica enrolada porque não usar um laço? Faz o mesmo efeito a nível de adorno, é mais leve, caíram em desuso e por isso poderia ser um revivalismo, sempre são mais aceitáveis em todo o lado, do que esta inovação.

Valter Pinteús, refere ainda que até tem uma versão da mesma em preto, ótima para black tie events… caríssimos cavalheiros, se usar laço negro num Black Tie/Smoking já é uma regra que aconselho a não quebrar, imaginem a minha opinião quanto a uma gravata enrolada.

Fica ao vosso critério. Usariam esta nova forma de compor a gravata, inventada por um português?

Para mais dicas sigam @senhorfato!