Sr. Fato | White Tie: O Traje mais formal que poderás usar!

White Tie

Boas rapazes, quantos eventos já tiveram a oportunidade de estar em que no convite vinha referido o “dresscode”? Pois é, cada vez é menos comum definir um estilo num evento, simplesmente quem nos convida deixa à nossa consideração o que queremos usar, no entanto, considerem-se afortunados se à vossa casa chegar um convite para usar “White Tie”, “Cravate Blanche”, “traje de cerimónia comprido” preparem-se então, pois o evento vai ser de pompa e circunstância, este é o traje mais formal que um homem de cultura ocidental pode vestir. Sim, é importante referir que um Gentleman, deve ter em conta a cultura do país que visita.

Este traje quando usado pode nos transportar para dois tipos de imaginários, se estiver fora dos padrões de medidas certas e claro respeito por todas as regras, faz-nos lembrar um mágico que adora retirar coelhos da cartola, mas se este for usado na perfeição e com confiança digna de um cavalheiro, transporta-nos para um outro nível de postura, militar, presidencial ou mesmo realeza. É sem duvida um traje excecional.

Podemos usá-lo sempre em eventos da tarde para a noite, o nível de formalidade destes eventos deve ser totalmente respeitado, casamentos, cerimónias protocolares ou até mesmo entre músicos de uma grande orquestra ou em espetáculos de dança, são alguns dos momentos em que se vê muitas vezes este traje.

A Casaca ou também chamada de “tailcoat” nunca se abotoa, as abas do casaco não são sobrepostas como os casacos assertoados, como o caso do smoking que pode ser assertoado. Esta casaca nunca se abotoa fica sempre aberta, as suas lapelas são de ceda ou cetim e as abas caiem pela traseira do nosso corpo e não são tão compridas como as do fraque. A camisa tem obrigatoriamente de ser branca e preferência piqué, de colarinho de bicos e sempre terminando com punhos virados para usar botões de punho, ai de quem use camisas pretas com este traje!

O laço é a estrela que dá nome a este traje e é obrigatoriamente branco! Nunca usar gravata branca! O colete que naturalmente se vê debaixo da casaca é branco geralmente com um piqué e pode ser abotoado com um ou dois conjuntos de botões, consoante o corte, mas muita atenção, pois este deve ser sempre um pouco acima da linha da casaca, para que não se veja a cintura por baixo da mesma!

As calças são pretas do mesmo tecido de lã da casaca e de galão duplo o que as distingue do smoking que só tem um galão.

Os acessórios ligados ao “white tie” são para quando está frio o cachecol de seda branco, sempre por baixo de um sobretudo preto, as luvas brancas e por ultimo mas já pouco usual o chapéu alto, “cartola” que nunca será usada em locais fechados, portanto, o cavalheiro deve deixa-la no bengaleiro, que será a única pessoa a saber da existência do chapéu. Por vezes é usado ou não o pocket square e claro um boutonnière, a flor mais usada é sem duvida o cravo vermelho.

Esclarecidos quanto ao White Tie? Existem tantos pormenores que só esta publicação não chega para as suas especificidades, por isso prometo voltar a falar sobre o assunto, ate lá visitem a página @senhorfato no Instagram!