Sr. Fato | Como se usa o Lenço de Seda?

Sr. Fato | Como se usa o Lenço de Seda

Boas Rapazes, quando vos falo de lenços de seda em redor do pescoço o que vos vem logo à memória é certamente uma figura de homem mais velho, galã, que associamos sempre à figura do playboy dos filmes de Hollywood. Um cliché que foi ganhando força ao longo dos anos e que é impossível de mudar. Mas não será o lenço de seda um detalhe alternativo a uma gravata mas mais casual?

Em primeiro lugar vamos à história! O lenço de seda que é geralmente chamado de “plastrão” ou em Inglaterra de “Ascot tie”, entra na linha histórica da gravata, é considerado um antecessor do acessório que hoje usamos ao pescoço. Porém com a evolução do vestuário ficou de parte e começou a ser usado de outra forma. Quando a gravata começa a ser parte integrante de um traje mais formal, o lenço de seda usado desta forma passou a ter um carácter formal mas dentro da casualidade de um fim-de-semana.

Entre a sexta-feira e o domingo a vontade de vestir algo mais informal e descontraído é mais forte do que nós, não deixando a elegância de parte como é óbvio. No entanto há momentos que pedem um pouco mais de formalidade e é aí que entra em acção o plastrão! Um jantar mais requintado, um cocktail ao fim do dia, um evento mais descontraído é sempre uma boa altura de colocar o lenço ao pescoço, que não só compõe melhor o nosso look, como também protege o pescoço do frio. É um detalhe importante para quem se sente desconfortável sem a sua gravata, mas também é um impedimento para aqueles que acham que é um acessório para homens mais maduros, mas porque não arriscar usar, caros rapazes? Acreditem que dá imensa pinta!

Podemos usa-lo com um fato completo, como também o podemos colocar apenas com um blazer mais desportivo, mas para quem nunca veste o casaco ao fim-de-semana pode usar este acessório apenas com uma sweater de lã, é versátil, não é?

Agora a questão que se põe é… como se coloca este acessório?

O Sr. Fato fez um vídeo para vos mostrar como colocar o plastrão no sitio certo! Prontos para assistir?