Sr. Fato | 5 dicas de linguagem corporal dos gentleman

5 dicas de linguagem corporal

Boas Rapazes, quem nunca reparou em alguém apenas pelos gestos que a pessoa fez? Na verdade, é através dos gestos que o ser humano comunica desde sempre, por vezes conhecemos alguém apenas pelos movimentos físicos que faz ao andar ou falar.

Expressões faciais, pequenos movimentos como gesticular são alguns dos pormenores importantes nestas questões de linguagem corporal, mas para nós gentlemen o que é mais importante para manter uma linguagem correta e sempre de acordo com os parâmetros de um verdadeiro cavalheiro?

5 dicas de linguagem corporal

1-Postura

Não é necessário ser uma linha reta tão perfeita, mas a postura é um dos pontos importantes para nos identificarmos como um cavalheiro. Já repararam que quando estamos com um fato vestido a nossa postura melhora bastante? Isso deve-se ao facto que o próprio casaco é ergonómico, isto é, pensado para o conforto de quem o veste.

A postura correta dá-nos confiança e atitude para enfrentar tudo e todos. Há quem diga que se fizermos a pose de super-herói, peito cheio e mãos nas ancas, conseguimos ganhar mais confiança! Já experimentaram?

5 dicas de linguagem corporal

2- Olhos nos Olhos

Quando falamos com alguém devemos olhar essa pessoa nos olhos, calma não estejam sempre a focar os olhos da pessoa que fala convosco pois assim parecem tudo menos normais. Quando falo em “olhos nos olhos” é manter o olhar no ponto de interesse, se estamos a falar com alguém temos de olhar para a pessoa, se olharmos para o chão por exemplo, vamos demonstrar alguma vergonha em encarar quem nos enfrenta. A confiança trabalha-se nos pormenores e olhar nos olhos é imprescindível para um cavalheiro confiante.

5 dicas de linguagem corporal

3- Gesto Subtil

Os gestos podem ser uma arma bem perigosa quando estamos com alguém, imaginem que estamos numa apresentação importante e apontamos para um quadro com o dedo do meio, é um gesto rude certo? Apertar a mão demasiado ou ser muito leve a cumprimentar? Claro que nem todos são maus, mas podia dar aqui milhares de exemplos destes. Um cavalheiro deve ser subtil nos seus gestos, sempre de forma clara demonstrando com transparência a sua intenção a cada gesto. Esta é uma forma saudável para não ser mal interpretado e claro de demonstrar que um homem não é sempre um brutamontes a delicadeza é um ponto sempre a favor!

5 dicas de linguagem corporal

4- Pressa é inimiga da perfeição

Andam sempre com pressa? Pois então devem começar a ter mais calma porque um cavalheiro que ande sempre à pressa não tem tempo para ser cavalheiro, perceberam? O cavalheirismo é praticado através de gestos para com os outros de forma a criar uma harmonia entre o proveito pessoal e claro ser proveitoso para o próximo, se andarmos sempre apressados criamos mais oportunidades de desprezo pelo próximo, já para não falar das roupas sempre descompostas! Todos os cavalheiros devem praticar movimentos menos apressados, saber o que fazer é prevenir erros e com isso estamos a pequenos passos da perfeição!

5- Nunca cruzar braços!

Pois é não podia terminar estas dicas sobre a nossa linguagem corporal sem vos deixar este conselho. Cruzar os braços é estar na defensiva ou simplesmente de trabalho concluído que em nada fica a condizer com a postura de um gentleman. Há muito caminho por andar e muito por fazer, um cavalheiro é também um homem activo na sociedade e como tal a postura de braços cruzados não é o match perfeito.

Fica a dica, por mãos à obra e tornar o mundo um pouco melhor!

A Linguagem corporal não se aplica apenas ao contacto com alguém num momento de conversa, por vezes somos “avaliados” mesmo sem saber, manter uma atitude correta e uma postura cuidada é essencial para manter boa imagem seja onde for. Um cavalheiro é feito de pormenores e como tal todos podemos aprender a ser melhores!

Conhecem alguém muito expressivo que nem precisa falar para sabermos quais as suas intenções? Visitem o @senhorfato e deixem por lá a vossa opinião!