Sr.Fato | Morning Dress sabem o que é?

Morning Dress

Boas Rapazes! Tenho a certeza absoluta que já ouviram falar do “Morning Dress”. Em Portugal chamamos Fraque e é por excelência um traje formal muito usado em casamentos.

Porque se chama Morning Dress? A tradução para ser levada à letra seria “Traje de Matinal”, porém nós portugueses adoptamos a palavra “Fraque” que deriva do Inglês “Frock”, que era o primórdio do que hoje conhecemos como a sobrecasaca do fraque! Este antigo Frock foi perdendo o seu estatuto de formalidade dando lugar a novos cortes de casaco e passou a ser usado apenas de manhã, dai nasce a regra do Morning Dress.

Quando posso usar? 

A resposta é simples! Sempre que no convite constar que é para usar! Nos eventos bem organizados existe sempre o cuidado de fornecer ao convidado a mais detalhada informação sobre o evento. Algo tão simples como o a informação de Dress code é importante para que não nos sintamos mal por não acompanhar o resto dos convidados. Sendo um traje formal essa informação deve vir no convite, se não constar não o deve vestir.

Geralmente este traje, é utilizado em cerimónias religiosas como casamentos e baptizados ou, não muito usual, em funerais. Outros eventos com formalidade que sejam de manhã podem pedir o uso de Fraque, de qualquer forma é muito raro acontecer. Um caso de enorme fama em que vemos o uso do Morning Dress, é as corridas de cavalos, Royal Ascot, que têm lugar uma vez por ano, em julho, nas terras de sua Majestade.

Anatomia do Fraque

O Casaco é uma sobrecasaca, geralmente é preto ou cinzento. No caso de um noivo pode optar pelo cinzento, em todo o caso usem o preto é sempre mais formal.

O colete deve ser de cor, bege-amarelado ou cinzento-claro, sendo o bege a cor tradicional. No entanto hoje em dia já se vê muitos coletes coloridos de seda, atenção, não é errado usar outras cores, contudo se for a um evento mais tradicional e que todos seguem as regras, devem ter em atenção que podem se destacar demais.

As calças são geralmente cinzentas com riscas pretas. Excepcionalmente podem-se usar com o padrão Príncipe de Gales. Se o casaco for cinzento-claro o noivo ou o pai podem vestir calças da mesma cor, ficando assim um fraque inteiramente cinzento, exemplo do Tiago Froufe na ilustração.

Os sapatos são obrigatoriamente o mais clássico Oxford preto.

Nos acessórios podem ser mais criativos ao usar uma gravata de qualquer cor, mas nunca um laço. Na lapela do casaco uma flor, um lenço de bolso e se quiserem caprichar, um chapéu alto de feltro (cartola) fica sempre bem e deve ser tirado em locais fechados, por último um par de luvas cinzentas de pele de veado.

Não esquecer, um Morning Dress ou Fraque, é um conjunto formal e deve ser usado com esse respeito. É usado em eventos importantes normalmente registados com fotografia ou vídeo e um gentleman nunca deve aparecer descomposto, como tal, evitem despir o casaco ou perder a boa figura.