Sr.Fato | Como comprar um bom fato

Como comprar um bom fato

Boas Rapazes! Não seria Senhor Fato sem falar de Fatos, pois não?

Seja em que idade for o fato é sempre uma indumentária de destaque, para muitos um bicho de sete cabeças que nunca se atreveram a enfrentar, para outros é apenas uma obrigação de trabalho e quanto menos o usarem melhor, no fundo acaba por ser algo tão complicado e tão formal que até referem que quando se usa é porque vão a um casamento. A meu ver, e vocês vão perceber porquê, está tudo errado!

Um fato é mais do que uma farda, um traje ou apenas uns trapos bonitos. Vamos dar uma oportunidade às particularidades que tornam esta peça de roupa em algo tão fascinante e que podemos usar todos os dias com gosto!

Podemos comprar baratos, caros, pronto a vestir, feitos para servir “made to measure” ou os tão cobiçados fatos de alfaiate que são únicos por serem feitos apenas a pensar em quem o usa. Independentemente da forma que o comprar, um fato obedece sempre a regras. Deve ter um bom corte, para assentar bem no nosso corpo, de seguida um bom tecido e por ultimo ser conjugado com a mestria do bom gosto!

Não se tentem enganar ao comprar barato, pois a maior dificuldade nos fatos, é precisamente comprar barato e perfeito, são dois pólos que muito raramente se juntam! Mais vale pagar mais e ter a certeza que vai ficar com um fato que dura e lhe assenta na perfeição!

Como sei que fiz uma boa compra?

Existem alguns truques para saber que o fato lhe assenta bem. Os ombros são um dos principais pormenores, existem várias construções de ombro no casaco, mas para saber se lhe assenta na perfeição basta notar que a linha do ombro fica sempre direita e não tem nenhum alto desagradável, outro pormenor no ombro do casaco é que este deve ficar à medida do seu ombro, exemplo da ilustração.

Como comprar um bom fato

Na barriga da lapela, devemos notar se conseguimos fechar o botão superior, esse é o primeiro passo, em segundo verificar se não aperta demais criando um relevo no tecido em formato de “X” e claro notar se as lapelas assentam sobre a parte superior do peito sem criar uma abertura enorme nessa zona.

Como comprar um bom fato

Por ultimo, mas não menos importante, a bainha das calças deve estar impecável! Existem diversas formas de usar uma bainha, por exemplo, mais curta que é mais moderna, ou com dobra, chamada “cuffed” ou então sobre o sapato, a mais tradicional, que geralmente faz uma quebra no cair da calça. Não use as calças demasiado apertadas nem demasiado largas, devem cair ao longo da perna ou apertar um pouco de forma a que acompanhe a curvatura natural do corpo.

Como comprar um bom fato

Estes são pormenores, simples, mas necessários para que não fique mal apresentado com o seu fato vestido. Tenham sempre em mente que um fato tem e deve ser ornamentado com acessórios! Não se enfeitem demais, não vão querer parecer uma árvore de natal, devem sobretudo investir numa gravata e num lenço de bolso, nunca iguais! Estes devem conjugar um com o outro, mas não podem ser do mesmo tecido e padrão, jamais! É um erro de principiante! Umas pulseiras com contas de pedras ou madeira e um bom relógio tornam os pulsos mais compostos e não se esqueçam de nos pés trazer umas meias mais arrojadas e um sapato sempre de qualidade!

Em breve voltarei a falar-vos de outros pormenores, se não conseguirem esperar só vos posso aconselhar a visitar o @senhorfato no instagram!