SR.FATO – Óculos Graduados, estilo ou suplício?

Boas Rapazes, lembram-se de quando eram mais jovens e que bastava um pequeno problema de vista e todo um drama iniciava na vossa vida? Pois é, um par de óculos graduados podia ser um verdadeiro caos na vida de um jovem que lá teria de ficar sem a sua bela carinha para passar a ter uma ligação ao mundo dos cromos.

Passando a fase escolar e alguns anos depois de ter uma armação feia na cara sempre escolhida numa ótica qualquer que mal sabia aconselhar uns óculos clássicos mas sim uma armação da “moda”, é natural que uma pessoa passe a ver este acessório como um suplício e não como estilo, mas o Sr. Fato está aqui para vos dar outra visão da coisa!

Há quem não perceba a paixão que colocamos em cada coisa que usamos, mas um verdadeiro gentleman, não coloca nada a uso sem que haja o mínimo de conhecimento da peça que tem na sua mão. Não compramos por comprar, juntamos mais uma obra de arte à nossa coleção!

É nessa forma de estar que deixamos de lado o que cada um pensa do que nós usamos e passamos a procurar algo único e especial. Um bom acetato, um modelo  histórico, uma peça rara de marca conhecida ou se quisermos algo mais ousado, um modelo totalmente imaginado por nós.

As dicas para comprar uns óculos que não nos fazem arrepender são:

1- Entrar numa ótica reconhecida e não numa loja que vos promete lentes e armações a menos de metade do preço.

2 – Saber que os óculos não só criam impacto na cara, mas fazem diferença no vosso corpo todo, por isso, um espelho de corpo inteiro deve ser a melhor forma de observarem se os óculos vos ficam bem.

3- Observar se os óculos não são demasiado grandes ou demasiado pequenos para o formato e tamanho da vossa cara. O equilíbrio é tudo para um gentleman!

4- A ousadia é um passo avançado nestas dicas. Usar uma armação menos vulgar, mais espessa ou colorida, não é para todos. Se tiverem coragem para o fazer, lembrem-se que o vosso guarda roupa deve acompanhar essa mesma ousadia!

5- Um par de óculos é tão difícil de encontrar como um fato por medida perfeito, por isso não devemos correr atrás de modas efémeras, mas sim procurar algo que seja intemporal e que resista aos vários impulsos de compra só porque vimos numa serie que adorámos a semana passada.

6- Os ícones de estilo, que nos falava Rui Pedro Nunes no celebre post sobre a Sprezzatura, são os mesmos de sempre e continuam a ser uma segurança para quem possa estar indeciso, na sua procura pelo estilo perfeito! No que toca a óculos muitos são aqueles que ficaram na história como bons utilizadores deste acessório, Churchill, Corbusier, Warhol, Michael Cane, Elton John, Woody Allen, Spike Lee, David Hockney e quem sabe um dia o Sr.Fato e os seus WildGentleman, inspirem alguém!

Continua a não ser fácil, ter de colocar uma armação na cara, para a vida toda, mas podemos tornar estes problemas de falta de visão, como uma boa desculpa para tornar a nossa figura ainda mais marcante. Sejam ousados e procurem conhecer o que usam. O barato sai sempre mais caro neste mundo de cavalheiros!

Sigam @senhorfato no Instagram!