SR.FATO – Como se deve apresentar um bom candidato político? (Autárquicas 2021)

Sr. Fato Candidato Autárquicas

Boas Rapazes! No final do próximo mês será a altura de escolhermos quem nos representa, nos Municípios e nas Juntas de Freguesia, até lá já observamos nas ruas uma quantidade enorme de outdoors e cartazes políticos que deviam ser cuidadosamente analisados, não só pelo seu conteúdo escrito, como pela figura dos candidatos. Mas não quero estar a tomar partidos ou a influenciar votos seja para quem for. Por aqui gostamos que os cavalheiros se apresentem bem, visto que olhamos para muitos políticos e assustamo-nos à séria!

Não sei se já repararam, mas são poucos os políticos autárquicos, que dão importância à sua imagem. Há quem diga até que o mais importante é aparecer exatamente como as pessoas os conhecem na rua, muitos até dizem “se nunca usei um fato, não é agora que o vou fazer”. Bela frase, não é? O que acham de fazermos uma pequena lista de conselhos para estes senhores candidatos?

1-      Cartão de visita

A primeira impressão é sempre a que fica, por isso, se a fotografia de campanha é para muitos eleitores a primeira imagem que têm do candidato, é necessário que este esteja no seu melhor.

Investir num bom fotógrafo de retrato é essencial para que seja captada a verdadeira essência do candidato ou candidata. Porém no que toca aos cavalheiros, estes devem pensar que a utilização de maquilhagem é normal e que ajuda a que estejam com um ar cuidado e saudável de forma a que, quem observa, sinta que está a ver alguém em quem podem confiar!

2- Não cruze os braços, mãos à obra!

A campanha é só o início do que está para vir, portanto aparecer de braços cruzados é como dizer, que já está tudo concluído e não há mais trabalho para fazer.

Cavalheiros, fazer política é trabalhar para as pessoas, como tal a pose é a mais simples, de braços caídos, sem gestos e sempre a olhar diretamente para a lente da máquina fotográfica, para que, quem observa, sentir que não existe medo de enfrentar os problemas! Olhar diretamente para quem precisa do vosso trabalho!

3- De Fato ou Casual?

Esta é a questão que mais posso opinar!

Um cavalheiro que se preze deve usar um bom fato, bem cuidado e de preferência azul escuro ou cinza escuro. Os cartazes políticos, têm diversas cores de fundo e geralmente são cores vivas e chamativas, logo, um fato em tons escuros cria sempre um bom contraste e não desvia o olhar do que é realmente importante, a face do candidato e claro das suas ideias.

O uso do fato também demonstra que existe responsabilidade, profissionalismo e respeito pelo próximo. Mesmo que todos os dias o cavalheiro vista uma t-shirt, quando tem um evento importante veste um fato certo? (Pelo menos deveria ser assim) O mesmo acontece com os cartazes políticos, esta é altura de estarem no vosso melhor, por isso evite o casual.

Anotar também que a camisa deve ser branca ou azul claro, é o mais clássico para quem trabalha de fato, são também as que nós estamos mais habituados a ver, por isso nunca irá desviar o nosso olhar da cara do candidato.

4- Com ou sem gravata?

A gravata é discutível neste contexto. Porém deve sempre ser utilizada com mestria. O nó deve estar perfeito, as cores devem ser contidas para não chamar demasiado à atenção e claro evitar padrões muito vistosos.

Caso não o cavalheiro não queira usar gravata, este deve desabotoar o botão do colarinho, nem mais um, nem menos um, apenas aquele. Não temos de ver os pelos do peito a sair pelo colarinho em alta definição, poupem-nos!

5- Originalidade

Muito cuidado com a criatividade. A política é séria, cada decisão que tomarem enquanto políticos, mexe com vidas reais, por isso não devemos ridicularizar ou fazer pouco de algo que é de muita responsabilidade. Ser original é bom desde que seja com um propósito bem definido e que não estrague a vossa primeira impressão tal como falei no primeiro ponto do post.

Existem muitos candidatos que optaram por sair da “caixa” e criar outdoors, inspirados em filmes, com um pouco mais de humor, com ataques diretos a outros candidatos, muitas outras ideias, mas sempre com base no respeito. Quando assim é podemos dizer que houve uma tentativa de ser diferente, captar a atenção do observador, mas não podemos esquecer que por detrás de algo original deve haver seriedade e compromisso, só assim podemos votar com a certeza de que as nossas queridas localidades, passam a ser bem governadas!

Não esquecer que neste campo da originalidade não são aceites chapéus, óculos de sol e outros acessórios que nos transportem para o lado mais fantasioso. Tenham em atenção que a figura de um cavalheiro sério, neste contexto, é de alguém simples e focado no trabalho que irá realizar!

 

Sigam o @senhorfato no instagram!