A&D | La Casa del Sapo

A vista de La Casa del Sapo

Rapaziada, no mês do calor continuamos a insistir em projetos de arquitetura junto ao mar. Hoje vamos até ao México para conhecer uma casa de praia impressionante e onde tenho a certeza de que nenhum de nós se importaria de estar: La Casa del Sapo.

O estúdio mexicano Espacio 18 Arquitectura escolheu Oaxaca como a localidade ideal para este projeto, maioritariamente feito de cimento. A La Casa del Sapo aposta num design minimalista e intemporal, de modo a refletir as necessidades básicas da vida quotidiana.

A inspiração para este projeto veio da cabana do escritor norte-americano Henry David Thoreau. Ainda que à partida as semelhanças físicas entre os dois espaços possam parecer inexistentes, a inspiração deve-se à natureza simplista da pequena casa de campo do escritor.

Como tal, a Casa del Sapo não é um projeto massivo e imponente. A casa é composta por dois volumes principais: num deles há uma cozinha e um quarto, e no outro a suite principal.

Os dois volumes estão dispostos num formato estilo borboleta, o que cria uma série de pátios triangulares intimistas. No centro há um terraço com vista para o mar, enquanto os outros abrigam-se do sol e dos elementos devido às paredes de cimento.

A Casa del Sapo conta ainda com uma piscina e espaços comunais para onde trazer convidados. Nestes espaços destaca-se o telhado da casa, feito de terracota, que protege os visitantes com a sua estrutura de cimento.

Um projeto de arquitetura incrível, com uma vista a condizer. Gostavam de visitar?

Vejam as fotos:

La Casa del Sapo