Sr. Fato – Como Conversar como um gentleman!

Sr. Fato, conversar como um gentleman

Boas Rapazes, todos sabemos que a comunicação é importante em todos os momentos da nossa vida, desde crianças que somos incentivados a conversar para socializar, adquirir conhecimento e para as pequenas coisas básicas e essenciais para viver. Como cavalheiros que somos devemos não só saber a importância da comunicação, como também dominar a arte de saber estar, ouvir e falar da forma mais educada.

Aqui nos posts do Sr.Fato, não falamos apenas de estilo e indumentária clássica, falamos de etiqueta e de saber estar como verdadeiros cavalheiros, por isso vamos abordar aqui alguns pontos importantes para saber conversar como um gentleman!

1-Fazer a Diferença

Nesta altura em que reina muitas vezes o comportamento desadequado, em que se ouve falar de casos graves de maus tratos, de desrespeito com o próximo, do quão invulgar é a existência do cavalheirismo, as palavras são armas fortes para combater a falta de educação e como é óbvio devemos treinar a forma como conversamos e ter a atitude correta para fazer a diferença!

2-Nunca ofender ninguém 

Somos todos diferentes e as opiniões divergem quase sempre. É importante que o cavalheiro, durante uma conversa, saiba quais são os limites da pessoa com quem está a falar para não a ofender. A forma mais fácil para garantir que a conversa não toque na zona vermelha, é

3-Sabe quando não deves falar

O silêncio é importante, não só como pausa para escutar o outro, mas também como espaço de tempo para pensar e refletir no que vamos falar no momento seguinte. É também no silêncio que percebemos que a pessoa com quem vamos comunicar, pode não estar nos seus dias e precisa do seu espaço sozinha, por isso devemos saber avaliar quando não estamos a ser recepcionados da forma que gostaríamos e perceber que é o timing certo para não continuar a conversa.

4-Argumentar e debater deve ser saudável

O debate de ideias fora de um âmbito profissional, deve ser feito para entreter, rir e aprender, mas nunca devemos usar um debate para conseguir uma discussão que rompa amizades ou laços familiares.

5-Nunca corrigir quem nos está a falar

Imaginem-se a conversar com alguém que vos tenta mostrar o seu ponto de vista com verdades que julga ser inalteráveis, e na verdade até já sabem o que a pessoa vos vais contar e que até é mentira, ou não é bem da forma como essa pessoa quer passar a mensagem, acham-se no direito de a contrariar? A resposta é não. Um cavalheiro nunca irá corrigir alguém pois sabe à partida que isso seria uma afronta grave e não iria levar a lado nenhum. Nestes casos a forma mais correta é mudar o assunto, simplesmente não fazer nada e deixar que a pessoa continue com a sua opinião ou tentar com humor safar uma resposta seria, sempre com uma piada que não magoe ninguém.

6-Ser seletivo

Escolham as vossas próprias conversas. Nós só queremos ser inspirados por aquilo que nos interessa, logo não devemos entrar por caminhos pouco apropriados à nossa linha de pensamento.

O tempo é precioso, ocupem-no com bons conteúdos, não vale a pena dá-lo a quem é demasiado superficial e nada tem para vos acrescentar.

7-Nunca falhar com a palavra

Se durante a conversa com uma pessoa, prometerem algo, devem cumpri-lo. Falhar com a palavra irá causar um desconforto enorme, uma incerteza que poderá nunca mais vir a ser recuperada. Ser sério e honrar as promessas é uma regra de ouro, para qualquer pessoa bem-educada.

8-Mais vale omitir do que mentir

“Mais rápido se apanha um mentiroso do que um coxo”, por essa razão nunca devemos fingir que somos aquilo que nunca fomos, ou tentar com a mentira fazer de uma conversa mais interessante. Esta regra só tem uma exceção, pois omitir não é de todo errado, imaginem-se a conversar com alguém que é sensível a certos temas que por acaso vocês defendem… pois é, mais vale omitir que essa é a vossa opinião e fazer a diferença (como falei no ponto 1).

9-Deixa a tua opinião mudar

Se a conversa entrar em modo de debate sério, saibam que devem abrir a vossa mente para que a vossa opinião, não fique amarrada ao passado. Ninguém é dono da verdade, mas por vezes há quem nos mostra novas perspetivas e que nos faça perceber que afinal existem outras formas de encarar a questão. Mudar opiniões não é perder uma guerra, é ser inteligente. Deixem falar e aprendam a ouvir, para depois com diversas opiniões formarem um ponto de vista mais coerente.

10-Diz que sim quando é possível, mas sabe dizer que não com firmeza.

Como é bom dizer que sim a tudo, poder agradar toda a gente e ser feliz nas nossas decisões! Pois é, isto podia ser assim tão bonito se não houvesse pessoas com duplas intenções. Deixarmo-nos enganar por propostas fáceis numa conversa é muito simples, por isso só devemos dizer que sim, se nos for realmente possível e depois de discernir bem sobre o assunto, mas meus amigos cavalheiros, se for para dizer que não, é NÃO e a vossa firmeza deve ser inabalada.

11-A Humildade pura deve ser praticada

Mesmo depois de vos ter dito que devem ser seletivos e escolher bem as vossas conversas, o que vos pode levar a achar que devem ser superiores a outro tipo de pessoas, enganem-se! Podem escolher o que querem ou não ouvir, estão nesse direito, mas nunca devem julgar alguém por ser mais simples na maneira que se veste, nas suas capacidades monetárias ou escolaridade, porque é na humildade que aprendemos o que é viver, é na capacidade de nos colocarmos do outro lado, que garantimos que colhemos frutos para continuarmos a nossa caminhada como boas pessoas.

Um cavalheiro é humilde de forma pura e verdadeira, devemos confiar para ser confiados! Espero que se sintam inspirados e que sigam o @senhorfato no instagram para ler mais posts deste género!