Sr.Fato – Fato com Ténis, sim ou não?

Boas Rapazes! Hoje trago-vos uma das grandes questões dos tempos modernos no que toca a fatos… Ténis com o fato, sim ou não?

Ora bem, regra geral digo-vos já que é um NÃO, nunca o recomendaria seja a quem for. O fato é uma indumentária clássica e ligada à formalidade e por mais que nos dê prazer desconstruir essa imagem séria do fato há regras que nunca devem ser quebradas e esta é uma delas.

Os ténis ou sapatilhas para quem gosta de os chamar assim, são parte de um modo de estar desportivo e casual, que hoje em dia são dos calçados mais confortáveis que podemos calçar e muitos deles até chegam a ser mais caros do que uns sapatos de pele feitos por medida, o que é incrível. Mas o estatuto de “rockstar” nunca fez valer tudo e o mesmo acontece neste caso, os ténis são roupa desportiva e nunca serão formais, por isso temos de pensar bem antes de os calçar com um fato!

Para vos deixar bem claro o que estou aqui a dizer, um fato, só é realmente um fato se as calças e o casaco forem do mesmo tecido e cor, é um conjunto, um verdadeiro traje, por isso quando o dividimos em duas cores como é o caso do Sr.Fato na ilustração, deixa de ser tão formal e aí já podemos diversificar o nosso calçado.

O Sapato de sola de borracha é um sapato mais desportivo e pode ser um bom substituto dos ténis para quem quer dar um look mais desportivo e mesmo assim estar de blazer e camisa. Este pode ser um look bem agradável para um fim de semana mais requintado ou até para quem está mais ligado ao desporto, no entanto nunca será um bom substituto do fato tradicional com sapatos num evento formal.

Quanto à excepção, digo-vos que há uns ténis específicos para que o mal seja menos mau e que acabam por ser os ténis aceites com um look mais clássico, os ténis de cabedal em branco ou castanho.

Scarosso Ugo Bianco

Scarosso Ugo Moro

Estes são os mais discretos e que mais se usam dentro deste contexto, seja com um blazer desportivo, camisa com gravata, umas calças chino ou até calças de fato, desde que este não seja um conjunto todo igual como referi mais acima.

Para concluir acho que os ténis com fato levam selo de reprovado desde sempre e embora os tempos estejam a mudar, penso que devemos considerar que nem tudo é motivo para se desconstruir e que o fato completo juntamente com sapatos, deve ser um traje a preservar, para o mantermos no seu lugar de destaque dentro da formalidade e sem corrermos o risco de o tornar banal!

Sigam @senhorfato no Instagram!