A&D | A Cork Trees House de Braga

A Cork Trees House em Braga

Boas, rapazes. Hoje vamos dar destaque a uma pérola da arquitetura portuguesa, desenvolvida pelo estúdio Trama Arquitetos, a Cork Trees House.

Esta casa localiza-se em Braga e foi construída perto de um arvoredo de sobreiros, facto que torna o nome do projeto evidente. Mas a natureza não inspira apenas o nome desta casa, através do seu design, a Cork Trees House procura conjugar o edifício com a natureza envolvente.

A Cork Trees House encontra-se ao mesmo nível que a copa dos sobreiros, e o objetivo é criar a ideia de, no horizonte, existir um jardim flutuante. O projeto respeitou ao máximo todas as normas impostas para preservar a natureza, e consegue desse modo não afetar o ecossistema, ao mesmo tempo que oferece uma vista deslumbrante da floresta e de todo o vale.

A casa tem apenas um único andar e utiliza o cimento, pedras (como o xisto) e o aço como materiais principais — no entender do estúdio, esse tipo de materiais enquadra-se melhor com a paisagem envolvente e consegue harmonizar a estrutura com o local circundante.

Nesta casa, as zonas privadas e sociais encontram-se divididas por pequenas piscinas, descritas pelos criadores como “espelhos de água”. Esta divisão tem tanto de forma quanto de função — além de, juntamente com a piscina principal, ajudar a trazer a ideia de natureza para dentro de casa, através dos reflexos e das sombras, estas estruturas também ajudam a regular a temperatura ambiente durante os períodos de maior calor.

O interior da casa também é deslumbrante, e combina a pedra com a madeira, de modo a criar um ambiente orgânico. As janelas estendem-se do chão até ao teto e garantem que a luz não falta no interior do edifício.

A ecologia também se estende além do planeamento de modo a não perturbar os sobreiros — a Cork Trees House utiliza sistemas de energias renováveis e de reaproveitamento de água para diminuir a sua pegada ecológica.

Vejam as fotos:

O exterior da Cork Trees House tem piscinas que dividem as zonas da habitação O interior da Cork Trees House tem um design sóbrio e clássico