SR. FATO – O CAVALHEIRISMO MORREU?

 

Boas Rapazes, os tempos mudam de pouco em pouco tempo e por mais que queiramos que não seja assim, há coisas que se alteram sem que nos apercebamos e que com o tempo simplesmente deixam de fazer sentido, estou certo?

Ser um cavalheiro, está na consciência da sociedade como uma coisa que é antiga, algo retrógrado que não é usual e que pelos vistos está em vias de extinção, por isso leva-me a estas questões, como podemos nós combater esta falta de boas maneiras? Será que o cavalheirismo morreu?

A diferença entre um homem comum e um cavalheiro está no cumprimento de regras, conhecimento que se foi gerando ao longo dos anos, a etiqueta e as boas maneiras foram alterando com o tempo de forma a equilibrar aquilo que achamos ser o correto na sociedade e o que é intolerável.

Hoje em dia há situações que já não são iguais ao que havia anteriormente, mas que ainda bem que assim são, hoje falamos de igualdade entre homens e mulheres que leva a uma maior independência da mulher, não precisando de pequenas coisas que antes os homens achavam ser apenas deles, mas isso não invalida a que a boa educação não se sobreponha e se houver consentimento entre os dois e uma boa personalidade do próprio cavalheiro, todos actos de cortesia e gentileza serão bem vindos.

Que acham de rever aqui alguns exemplos de como o cavalheirismo ainda pode ser praticado?

 

1- Abrir portas e Puxar cadeiras

Um clássico gesto de cavalheiro e que hoje ainda faz sentido. Não vale a pena correrem feitos “baratas tontas” para chegarem primeiro que as senhoras a fim de abrir todas as portas que encontrarem, nem muito menos fazerem este tipo de gestos se não houver necessidade de os fazer. Aqui apenas se trata de uma questão de estar no sítio certo e no momento certo para que tudo seja verdadeiramente feito em sintonia e não de forma forçada! Não preciso dizer-vos que se houver porteiro, não precisam de abrir a porta certo?

 

2- Carregar pertences

Podem ser as melhores pessoas do mundo, mas a mulher de hoje em dia, não precisa que lhe carreguem tudo aquilo que ela própria quis trazer! Para alguém antigo isto seria a frase mais arrogante, mas hoje é normal que se deparem com este principio. Para nós cavalheiros esta situação continua a ser um ato de simpatia e não de querer mostrar quem aguenta bem pesos pesados. Se a senhora for demasiado carregada é natural que vamos ajudar a carregar, é um verdadeiro ato de cavalheiro e tanto serve para ajudar senhoras como qualquer outra pessoa, mas quanto às senhoras que gostam de ir de mãos livres e entregam as suas malas, carteiras aos companheiros, tenho apenas um conselho meus amigos, somos gentlemen não bengaleiros, tratam-se de objetos pessoais e assim devem continuar a ser.

 

3- Pagar uma refeição 

Vá lá meus amigos, não sejam forretas. As regras dizem e bem, que quem convida paga e isso não muda, não se trata apenas de jantares românticos, mas até de amigos, ora reparem, se desta vez forem vocês a pagar, certamente que na próxima a outra pessoa irá fazê-lo, caso não exista essa próxima sintam-se felizes, porque dar parte de nós e conviver é das melhores coisas que existe!

Mas atenção, não é por não haver dinheiro que não se convive, se for intenção das duas partes em haver um almoço ou jantar, então pode-se sempre chegar a um consenso e dividir a conta.

 

4- Ceder um lugar

Ceder o lugar num transporte publico, numa sala de espera ou em alguma situação parecida é algo que para um cavalheiro é natural. Pode acontecer em situações em que vejamos que a pessoa está debilitada e merece essa atenção, em que por respeito por ser alguém mais velho cedemos o nosso lugar ou até mesmo apenas por simpatia, o que importa é que se temos essa possibilidade porque não fazê-lo? Mas calma, se precisarem de estar sentados, certamente também haverá alguém do outro lado que entenda que o tem de fazer por vocês, o sentido de viver em comunidade é este mesmo, temos de ser uns para os outros.

 

5- Palavra amiga

Lá porque todos nós temos a nossa vida e que hoje muito se diz por ai “ninguém tem nada a ver com isso”, não é normal ser insensível e despreocupado com quem nos rodeia. Se notarmos que há alguém em baixo e a precisar de ajuda, dizem as regras da boa educação e do cavalheirismo que temos como dever agir! Quando não podemos ajudar de forma alguma, basta uma palavra amiga e podemos mudar a vida de alguém. Sejam simpáticos sempre em qualquer situação.

Apenas deixei aqui 5 exemplos, mas podemos falar de muitos mais na minha página! Isto para vos provar que os cavalheiros ainda andam por ai e que quer queiram quer não, vamo-nos adaptando à mudança dos tempos para continuarmos a praticar o bem e a vestir bem!

Sigam o @senhorfato e sejam boas pessoas!