SR. FATO – UM GENTLEMAN PODE TER TATUAGENS?

Boas Rapazes, já muitos de vocês me pediram para falar sobre este assunto e como cavalheiro, ligado às tradições clássicas e também como artista, vou dar a minha opinião e algumas dicas que devem ter em atenção antes de pensar em fazer uma tatuagem.

Como devem saber, a tatuagem ou a pintura corporal é algo que sempre acompanhou a existência humana. Desde os primórdios da humanidade que sempre houve pinturas que identificavam tribos, como mera decoração ou até como forma de mostrar o seu estatuto dentro da comunidade.

É comum associarmos esta arte aos Maori ou aos marinheiros que tantas fizeram nas suas viagens e até com gangues, máfia e prisioneiros, porém com o passar dos anos esta conotação tem vindo a desaparecer e a tatuagem já não é só vista como parte de uma cultura, mas sim como uma obra de arte ou uma verdadeira forma de expressar os sentimentos, contar histórias e como identidade do próprio indivíduo.

O título deste post é a pergunta que todos fazem e que, na verdade, considero que não seja a forma mais justa de trazer o tema à conversa porque, ser um cavalheiro nada tem a ver com o aspeto físico, mas sim com os comportamentos da pessoa com os que o rodeiam, no entanto, percebo que o conceito de “gentleman” nesta questão, é mais o homem de look clássico e não as suas atitudes.

Qual a grande dica para quem usa roupa clássica e se insere no estilo de vida mais sério/formal? As tatuagens continuam a ser, embora hoje em dia menos, um tabu e continuam a ser alvo de julgamento, seja por bons ou maus motivos. Um cavalheiro por querer ser discreto, tende a passar despercebido e por essa razão mistura-se com o que é a generalidade das pessoas, por isso não lhe é imposto nenhuma regra sobre o uso de tatuagens, mas não as usa muito visíveis com o seu fato vestido. Cabeça, pescoço e mãos, são as áreas do nosso corpo com mais exposição e por isso devem ser evitadas como tela para as tatuagens. É uma forma de manter-se fora desse alvo e assim não ser criticado ou visto de forma diferente.

 

Se levam uma vida mais descontraída e em que as tatuagens não sejam vistas como impedimento e mesmo que queiram fazer uma tatuagem e não a querem à vista então devem ter em atenção as seguintes dicas:

– Reflectir bem sobre o que querem desenhado no vosso corpo.

– Embora haja formas de remover as tatuagens, estas são sempre um investimento que não se faz de ânimo leve.

– Conhecer bem o trabalho do artista que vos vai fazer a tatuagem. É sempre bom pedir opinião de amigos e familiares sobre a experiência que tiveram ao ser tatuados pelo artista A ou B.

– Por mais experiente que seja, um artista que use stencil para guiar o seu trabalho é sempre mais seguro que alguém que não tenha esse cuidado e pode ser sempre uma forma de pré-visualizar a vossa tatuagem.

– Boas tatuagens geralmente são caras, mas nem todas as tatuagens caras são sinónimo de bons artistas. Muita atenção a este pormenor!

– Ter o desenho guardado durante uns bons meses e se por fim ainda gostarem daquilo que estão a ver, é um bom indicador de que daí para a frente este ainda define o vosso gosto.

– As tatuagens de símbolos com conotações negativas, podem ser um chamariz de problemas para a vossa vida. Já imaginaram ter uma tatuagem igual a um gangue de traficantes e serem presos só por terem esse símbolo? Ler e informar nunca fez mal a ninguém!

– O romantismo é sempre bonito, mas no que toca a tatuagens deve ser contido! Tatuar o nome da vossa amada ou amado pode ser um tiro no pé! O mesmo acontece com o amor que se tem a equipas desportivas!

– Tal como o Sr. Fato na ilustração, se são convidados a ver o catálogo de desenhos para se inspirarem, não é para escolher como se um menu se tratasse! Mais uma vez o que está em jogo é um desenho para a vida e não uma tatuagem de pacote de batatas fritas!

– Tatuar palavras em códigos ou línguas que não dominam pode ser sempre um perigo! Imaginem tatuar em chinês, a palavra coragem e na verdade o que têm escrito é escova de dentes… todo o cuidado é pouco!

 

Caríssimos, no que toca a tatuagens estes são alguns dos cuidados a ter e de forma muito leve a minha opinião sobre o assunto. Como artista de ilustração, sou um curioso e até admirador dos desenhos que se fazem nas tatuagens. É incrível como existem verdadeiros artistas a desenhar num suporte tão sensível como o maior órgão do corpo humano, a pele.

Como habitante do meu corpo nunca tive grande interesse em fazer uma tatuagem, porque não é o que mais me identifico mesmo percebendo o valor que estas têm e o significado que muitas pessoas lhes dão para querer tatuar o corpo inteiro, por isso para finalizar, digo-vos que não podemos associar as tatuagens ao conceito de cavalheiro, mas sim ao estilo de cada um de nós.

Praticar o bem continua a ser o grande objectivo dos Gentlemen!

Sigam @senhorfato no Instagram!