Sr.Fato | Como comprar uma boa caneta de tinta permanente? 

Boas Rapazes, confesso que sempre me achei um bom praticante de caligrafia mas daquela de autodidata, desde a escola primária que mantenho uma relação muito boa com a mesma. Sempre fui daquelas pessoas que tem essa sensibilidade para escrever com um tipo de letra legível e com algum sentido estético isto apesar de por muito tempo ter achado que a letra mais elegante era a das raparigas, sim aquelas bem redondas e que até o ponto do “i” servia para colocar um coração. Por mais que tenha alguma vergonha de o assumir, de certa forma, essa ideia moldou a minha forma de escrever, mesmo que muitas vezes me obrigue a escrever com uma letra mais elegante.

Podem achar o desabafo interessante ou não, mas estamos a viver numa época em que a ponta dos nossos dedos serve mais do que o jeito do nosso pulso para escrever, seja de teclado no computador, que muito possivelmente acabará por deixar de ser útil ou pelo magnifico touch screen nos telemóveis que vão fazendo a escrita à mão uma coisa do passado. Esta conversa da caligrafia leva-me ao assunto que vos queria falar, as canetas de tinta permanente, esse objeto que por muitos é considerado um luxo e ligado à imagem do cavalheiro e que muitos dos jovens, hoje em dia, nem sabe da sua existência.

Comprar uma caneta de tinta permanente não tem de ser um investimento de uma vida como muitos dizem, pois normalmente o que pagam a mais é o material do corpo da caneta, por isso, se querem show off no momento de tirar a caneta do bolso, então sim isso conta mas para quem gosta de escrever e leva isso como um prazer que deve ser tido em conta, então deve decorar as seguintes especificações para que nada falhe quando for comprar a sua caneta pessoal!

Corpo ( barrel / body): É o corpo da caneta que contém o reservatório de tinta. O reservatório pode ser de injeção ou de recargas que vão sendo trocadas à medida que acabam. Quem é realmente entusiasta de canetas de tinta permanente, procura canetas que tenham um adaptador que permite não só a utilização de mais tinta como poupa mais dinheiro.

Tampa (cap): Tampa serve para proteger o aparo e evitar que a tinta evapore. Nunca se esqueçam de tapar a vossa caneta!

Tampa interna (inner cap): Tampa interna é um forro no interior da tampa, na qual a secção encaixa de forma a criar uma zona hermética, para que o aparo não seque enquanto a tampa estiver colocada.

Clip (clip): O clip serve para segurar a caneta num bolso. Existem clips lindíssimos vale a pena estar atentos a este pormenor.

Aparo / Pena (nib): É o aparo que deposita a tinta no papel. Existem aparos de ponta reta é redonda, para diversos tipos de caligrafia. Os bons aparos são de ouro, podem ser de 14ct (58% de ouro) ou 18ct (75%de ouro).

O ouro é preferido pela sua moleza e flexibilidade por essa razão adapta-se ao tipo de escrita do seu utilizador. Não é sem razão que se diz que nunca devemos emprestar a nossa caneta de aparo a ninguém!

De qualquer forma aparos de irídio são os mais comuns e podem ser dourados, da mesma forma que por vezes se encontram aparos de ouro de cor prateada.

Alimentador (feed): o alimentador é responsável for fazer a tinta fluir do reservatório para o aparo, transporta a tinta através uma ação de capilaridade.

Geralmente esta peça é feita de plástico que não se mantém tão molhado como o ebonite, uma espécie de borracha que é sem duvida o melhor material para esta peça!

Secção (section): A secção é uma pequena peça que se prende ao corpo, na qual estão inseridos o aparo e o alimentador. É normal o aparo e alimentador estarem seguros na secção utilizando unicamente a fricção como forma de prender!

Para mais dicas sobre coisas de cavalheiros sigam @senhorfato no intagram.