Sr. Fato – 11 dicas para usar fato na perfeição!

Boas Rapazes, hoje estamos os 3 de fato cada um com o seu estilo e personalidade diferentes, mas sabemos que para que isso aconteça, temos de ter as regras do bom uso do fato bem decoradas!

E vocês? Também estão desejosos de voltar a ter eventos cheios de gente e em que podemos vestir os vossos fatos cheios de estilo? Será que ainda se lembram de todas as regras para usar um fato na perfeição? Vale sempre a pena rever a forma correta de vestir cada peça do nosso fato, deixando o nosso estilo irrepreensível, que me dizem? Vamos a isso!

 

1- Nunca abotoar o botão inferior do fato!

Regra de ouro no que toca a fatos! Seja um fato de 80 ou de 5000 euros nada vos vai safar de fazer má figura se usarem os botões todos abotoados. Quem usa fato sabe que esta regra nunca se quebra!

 

2- Sentar e desabotoar

Sempre que sentamos devemos desabotoar o nosso casaco do fato, não sabiam? Pois é, ao sentar os tecidos ficam deformados e por norma um cavalheiro quando se senta gosta de ficar igualmente impecável como quando está de pé. Não custa nada fazer este gesto e há quem o faça cheio de atitude e estilo!

 

3- O botão superior da camisa deve estar abotoado

Muita atenção a esta regra! O botão superior da camisa (o botão do colarinho) deve estar abotoado quando se usa gravata. Se não estiver a usar gravata, abotoar este botão é assumir o estilo “air tie” demasiado moderno e pouco consensual entre quem percebe do assunto.

 

4- As mangas não tapam as mãos

Tanto as mangas da camisa como do casaco do fato não devem ficar demasiado compridas, chegando mesmo a tapar as mãos quase por completo. Este é um erro muito comum, pois nos fatos pronto a vestir as medidas são standard e nem o corpo humano tem esta especificidade que nos faz ser todos iguais mas todos diferentes!

 

5- O Colarinho nunca sufoca

Todos sabemos que por vezes ganhamos uns quilos a mais e nem sempre é fácil manter as proporções do nosso corpo iguais ao longo dos anos, mas a saúde está sempre em primeiro lugar e o colarinho é essencial para que possamos estar confortáveis dentro da camisa. O truque é simples, experimentar a camisa deixando uma folga de dois dedos entre o pescoço e o colarinho.

 

6- O corte do casaco é um espelho de quem somos

Quando compramos um fato, devemos ter em atenção que o corte do casaco deve corresponder na perfeição, às medidas do nosso corpo, caso contrário notamos logo que o cavalheiro é desleixado o suficiente para nem sequer ajustar a peça às suas medidas deixando tudo largo ou demasiado apertado.

A escolha do corte também tem como princípio, que o tamanho das lapelas conta ou são demasiado finas e sem piada ou demasiado largas e arrojadas, o cavalheiro procura sempre um meio termo.

 

7- Nunca deixar que se veja as meias

As calças devem ter uma bainha no sítio certo, nunca demasiado curtas, nem demasiado cumpridas fazendo quebras no tecido que nos fazem parecer que estamos dentro de um saco de batatas. A medida correta e mais clássica, cria uma quebra mínima no tecido e esconde as nossas meias.

 

8- O cinto combina sempre com o sapato

Digam o que disserem, quem usa cinto nunca o usa da cor diferente da cor do sapato. Podemos nem sempre achar o mesmo tom, mas deve ser muito aproximado de forma a fazer o match perfeito!

 

9- O fato preto é um perigo

Sei que é sempre complicado arriscar em tons que achamos limitativos, que geralmente se diz que o preto combina com tudo, mas meus caros amigos, no que toca a fatos o preto é um perigo.

Demasiados erros são feitos a usar fatos pretos, como por exemplo o uso de camisas rosa com gravatas em roxo ou o uso de sapatos castanhos com fato preto… NÃO, NÃO E NÃO! Por favor, quando comprarem o vosso fato pensem sempre que é melhor um azul escuro ou um cinza!

 

10- A gravata é usada até ao cinto

A gravata tem um comprimento certo que por norma com o nó feito, tem a sua ponta a terminar junto ao cinto ou ao cós das calças! Podem confirmar neste artigo que escrevi aqui no blogue.

 

11- O Lenço de bolso nunca combina com a gravata

O lenço de bolso, é um pormenor extra que o cavalheiro de bom gosto adiciona ao seu look. Este nunca deve ser do mesmo padrão e tecido da gravata. Podemos assim usar tons parecidos para os combinar, ou até roubar o tom da camisa ou mesmo do próprio fato, deixando o lenço mais discreto, mas nunca fazendo match com a gravata.

 

Sigam o @senhorfato no Instagram para mais dicas sobre cavalheiros!