Sr.Fato | Calças Chino: As calças mais versáteis de sempre!

Calças Chino

Boas Rapazes, seja num café com amigos, num festival de verão ou até em casamentos, já todos nós avistamos estas calças que vos vou falar hoje. Afinal de onde vêm? Como é que chegam aos dias de hoje como uma das peças de roupa mais versáteis que podemos ter no nosso guarda fatos?

Diz-se que por volta de 1900 durante a Revolta dos Boxers na China, os soldados americanos, pertencentes à Aliança das 8 nações usavam no seu fardamento, umas calças bastante resistentes e leves e que quando de lá voltaram, começaram a usá-las no seu dia a dia, chamando-as de “chinos”. Acreditando ou não nesta história, o certo é que grande parte dos cortes de roupa masculina provém do fardamento militar e por isso é bem provável que tenha sido assim que começou a história destas calças.

As Chino são também chamadas de calças de sarja, nome do ligamento do tecido em diagonal, mas também há quem as chame de Khaki ou Caqui, que quer dizer tom de poeira ou terra, e era usado nos uniformes para efeitos de camuflagem.

Agora que já sabemos a sua história, porque não saber como as usar?


Versatilidade

Estas calças são extraordinárias para quem muito rapidamente está de t-shirt e no momento a seguir já está de camisa e blazer. Podemos encontrar este corte de calças nas mais variadas ocasiões, seja num concerto rock ou num passeio de iate. Também podemos encontrar numa faculdade ou também numa esplanada de um café. Podem até estar numa reunião importante ou num casamento, dependendo do dresscode de cada ocasião.

As calças chino podem ter um corte mais fino com tecido mais leve e vincado ao estilo do corte das calças de fato, ideal para ocasiões de maior cuidado ou formalidade. No entanto serão sempre casuais e desconstroem qualquer peça formal que tenhamos vestida. Também podem ser dobradas na bainha e com uns ténis e um polo transformarem o nosso look perfeito para um passeio de fim de semana.

Jovens das universidades que compõem a Ivy League são fãs destas calças e a fama deste look influenciou jovens no mundo inteiro. Hoje são pais e avós e o mesmo look mantem-se.

 

Tonalidade

Em Khaki, preto, cinzento, bege, camel, branco, perola, vermelho, verde, azul, amarelo, rosa… na verdade estas calças podem ter imensas cores, mas para um look de cavalheiro clássico, escolhemos sempre cores agradáveis ao olhar. No inverno, com uma sarja mais pesada é aconselhável cores mais escuras seja em tons de azul, verde, cinza ou castanho, no verão o leque de tons aumenta, mas o bege, o creme, o branco o azul claro ou o vermelho em tom mais gasto são as que condizem mais com o cavalheiro intemporal!

Como sei que são umas calças chino?

Observando esta ilustração claro.

Calças Chino

Usem estas calças com mestria e estarão sempre bem vestidos, mas mantenham na consciência que há uma escala da formalidade que não deve ser alterada e estas calças apesar de ter referido que podíamos encontrá-las num ambiente de casamento é uma situação rara e que só é possível se for um casamento informal (estranho, eu sei, mas há quem goste).

Sigam @senhorfato no Instagram!