Sr.Fato | A moda do Charuto voltou!

Charuto

Boas rapazes, tenho a certeza que ultimamente já se depararam com o regresso da tendência dos charutos, nós cavalheiros ficamos logo com os radares ligados pois há algo que combine melhor do que um fato e gravata e um bom charuto?

Se querem saber quando é que realmente faz sentido ter um charuto na boca, leiam até ao fim as dicas do @senhorfato e depois digam lá se não ficaram com o bichinho de querer experimentar!

O Charuto ao longo do tempo…

O charuto não é novo e há quem diga que no tempo da civilização Maia já se fumava algo parecido, mesmo que não fosse dessa forma. O certo é que o charuto aparece sempre ligado à história do tabaco, na época das descobertas, das navegações marítimas, podemos atribuir a chegada do fumo às viagens de Cristóvão Colombo ou até de Pedro Álvares Cabral ou Fernão de Magalhães, não havendo ao certo uma certeza quanto ao seu início.

A abertura de fábricas para produção só começou por volta de 1531 em Cuba e mais parte na Europa mais precisamente em Portugal 1558, no ano seguinte em Espanha e depois alastrou por todo o Continente Europeu.

O Charuto no formato que conhecemos foi criado em 1726, ano em que houve a primeira viagem deste produto de Cuba para os EUA e que rapidamente se alastrou, dando início à produção de charutos em Espanha e em 1821 o Rei Espanhol permite a sua produção também em Cuba que de em 20 anos se torna a capital mundial de produção de charutos.

Cavalheiro de charuto

A produção em Cuba fez do Charuto um símbolo de luxo e riqueza, as grandes marcas começaram a surgir e como é certo, os cavalheiros principalmente Franceses e Ingleses começaram a assumir o seu estatuto de classe com um fato por medida e o charuto cubano.

A criação de clubes de gentlemen, com as suas salas de fumo, foram uma passadeira vermelha para o charuto e claro para o smoking jacket que passou a ser a sua companhia inseparável! Não havia cavalheiro que não tivesse um smoking jacket apenas para fumar o seu charuto ou cachimbo, por essa razão quando nos falam de cavalheiro temos sempre aquela imagem do homem de barba com o seu fato e de charuto ou cachimbo na boca, daí o charuto estar sempre associado ao luxo.

Mais tarde no século XX, veio um período muito conturbado, as guerras mundiais estremeceram o mundo e por mais que não se tenha deixado de fumar os charutos, houve figuras como Churchill que acentuaram essa imagem de luxo, o charuto era parte do seu estilo e isso pode ser comprovado nas fotos e num sítio bastante interessante o  Cabinet War Rooms, o bunker onde Churchill esteve e que na sala de reuniões tem a sua cadeira com as marcas de tensão das suas mãos e claro os cinzeiros com o seu charuto Romeu e Julieta.

Gentleman moderno 

Naturalmente, o cigarro tornou-se o produto mais comercializado quando se fala de fumo, hoje em dia cada vez menos pessoas o fumam, o que é ótimo para a sua saúde, mesmo o próprio cigarro já tem mais tendência a desaparecer dado que o tabaco aquecido ou em vapor tem tido um enorme crescimento na comunidade de fumadores. O cavalheiro moderno, já faz parte desta nova geração e aqueles que têm alguma afinidade com o fumo, já não procuram o charuto como parte do seu lifestyle, embora haja uma enorme quantidade de entusiastas pelo mundo fora.

De vez em quando surge novamente a tendência de fumar charuto e mesmo por não conhecer bem este produto uma enorme quantidade de cavalheiros procuram conhecê-lo e entender que é mais do que um simples cigarro.

As ocasiões continuam a ser de celebração e um cavalheiro gosta de vestir algo clássico e arrojado quando está de charuto na mão, os smoking jacket, já não se veem tanto, mas também já não há salas de fumo como havia, pontos que podem ser positivos mas também negativos para quem gosta deste mundo dos gentlemen.

Espero que tenha despertado o bichinho para experimentarem o charuto, mas não digam a ninguém que vos incentivei a fumar! Pois faz mal á saúde, algo que todos devemos preservar! Portanto meus caros Rapazes, se pegarem num charuto, façam-no com estilo, com conhecimento e acima de tudo com moderação!

Sigam o @senhorfato no Instagram.