Sr. Fato | Último botão do colete aperta ou não?

botão do colete

Boas Rapazes, já estamos no Outono, mas ainda não está propriamente aquelas temperaturas que já apetece vestir em camadas, no entanto já devemos ter tudo preparado, pois nunca se sabe quando o tempo muda e de um momento para o outro temos o nosso guarda roupa de inverno todo a uso!

Hoje trago-vos uma das grandes questões de muitos utilizadores de fatos por este mundo fora, “será que o ultimo botão do colete é para fechar?”, ora vejamos!

Já não há muitos homens a vestir colete, há quem o ache parte de um look muito antigo, outros não se sentem bem com ele, outros não o usam pois nas lojas não o vendem, enfim uma data de razões que não se entende muito bem!

Mas certamente já devem ter reparado, que dos poucos homens que o usam deixam o botão desabotoado? Porque será? Existem algumas razões que se apontam para este detalhe que é muito pequeno, mas faz diferença.

 

1 – Os dandys ingleses

 Os dandys ingleses numa certa época usavam dois coletes ao mesmo tempo, como forma de destaque e inovação, numa tentativa de mostrar os dois deixavam o botão inferior do colete, que estava por cima, aberto para se poder ver o de baixo. Só aguenta dois coletes vestidos quem tem imenso frio!

2 – O botão de montar

Montar a cavalo é sempre complicado quando estamos muito bem vestidos, no entanto os ingleses usam bastante os coletes e dizia-se que se usava o botão inferior do casaco desabotoado para poder montar a cavalo sem que o colete fique deformado, outra teoria é que devíamos desabotoar o botão para o colete não começar a subir pela barriga acima.

3 – Eduardo VII inventa tudo!

Como muitos outros pormenores na “moda masculina”, diz-se que Eduardo VII foi também o inventor deste pequeno pormenor. Sabemos que adorava vestir-se da melhor forma possível, era capaz de trocar de roupa 6 vezes por dia, mas será que foi mesmo ele que inventou? Terá sido de propósito ou houve umas quantas vezes que terá esquecido de abotoar o botão? Certo é que na maioria das fotos está, ironicamente, vestido sempre com o colete todo apertado! Estranho, não é?

4 – Eton College 

A famosa escola que popularizou o colarinho redondo, também tem a fama de popularizar este pormenor do botão. Reza a historia que, durante a época vitoriana, em que as pessoas eram super meticulosas com a forma de vestir, especialmente as classes mais altas, no Eton College os estudantes tinham diversas formas de distinguir membros de sociedades diferentes, por exemplo havia a “Regatta Society” que usava um uniforme de marítimo exclusivo e também a “Pop Society” que se diz que tinha este costume de não fechar o ultimo botão do colete, de forma a distinguir os seus membros.

Verdade ou não, qual destas teorias vos parece mais certa? Na minha visão acho que o colete fica bem de botão desapertado, tal como um casaco ou blazer o botão inferior não se aperta e o corte do mesmo fica bem mais apresentável do que se o fecharmos completamente. No caso do colete, fechar o ultimo botão tem realmente a desvantagem de parecer menos aprumado e é verdade, sobe um pouco pela barriga acima. De qualquer forma, num colete “double breasted” ou no caso de um Black tie ou White Tie os botões ficam melhor todos abotoados!

 

Visitem a página @senhorfato para mais dicas sobre gentlemen!